Helena de Curitiba mostra vida de poetisa

O filme Helena de Curitiba, da produtora e repórter Josina Melo, sobre a vida e a obra da poetisa Helena Kolody, será lançado nesta terça-feira (29), às 19h45, na Cinemateca de Curitiba, como uma das atrações da programação do aniversário da cidade. A entrada é franca.

Com imagens e depoimentos inéditos da poeta, colhidos um mês antes de sua morte, em fevereiro de 2004, aos 92 anos, o filme apresenta detalhes da vida de Helena, a sua infância nos municípios de Cruz Machado e Três Barras, suas raízes ucranianas, sua dedicação ao magistério e a paixão pela poesia.

Projeto realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o documentário mescla imagens atuais e cenas de ficção baseadas em memórias de Helena Kolody. São cenas de infância, mas quais a diretora reforça o fascínio da poeta pelos elementos da natureza, sua grande fonte de inspiração. Há cenas fictícias também de sua adolescência, quando escreve seus primeiros versos, os estudos secundários em Rio Negro e os anos de magistério no Instituto de Educação do Paraná, em Curitiba.

Um total de 27 poemas é citado no decorrer do filme de 31 minutos de duração, sendo que nove dos poemas foram retirados do CD Helena Kolody por Helena Kolody, de Paulinho Lima (RJ). Muitos são recitados pela própria poeta, outros gravados em off pela narradora (Cristiane Macedo).

Ao todo, Helena publicou 25 livros que reúnem a sua vasta produção poética. Os campos de trigo da Lapa serviram de locação para as cenas da infância e adolescência. As meninas Amanda (6 anos) e Larissa Danchura (14 anos) interpretam Helena nessas duas fases da vida. Imagens também foram captadas nas cidades em que a poeta viveu: Cruz Machado, onde nasceu, Três Barras, Rio Negro, Mafra e Prudentópolis.

Serviço – Estréia do filme Helena de Curitiba, de Josina Melo (9901-2571). Cinemateca de Curitiba R. Carlos Cavalcanti, 1.174. Dia 29 de março, terça-feira, às 19h45. Entrada franca.

Voltar ao topo