Guilherme Santos, o professor que ensina cantando

Eu sou cantor

e vivo pela estrada

A minha vida é cantar

para o meu povo

Aonde passo

vou deixando um forte abraço

Com isso me satisfaço

pois faz parte do meu show.

(Trecho da letra da música Vida de cantor, de autoria de Guilherme Santos.)

d43.jpgTive a oportunidade de conhecer o professor-cantor Agnaldo Carlos Santos, popularmente conhecido como Guilherme Santos. Sempre alegre, um exímio contador de piadas. Convivi com ele no ano passado na Escola Estadual Rosa Frederica Johnson, em Almirante Tamandaré-PR.

Natural de Joaquim Távora, no Norte do Paraná, por volta dos 13 anos já cantava na noite, nos casamentos, nas festas de aniversário e nos encontros de fundo de quintal. Passou por várias bandas paranaenses, inclusive a Apollus Band. É professor de língua portuguesa e literatura.

Vocalista e guitarrista, Guilherme Santos gravou um CD com 10 músicas sertanejas, produção independente, na cidade de Santo Antônio da Platina-PR, em 2000. Após o lançamento, concedeu várias entrevistas em programas de televisão e emissoras paranaenses de rádio. Seu trabalho teve boa repercussão junto ao público, inclusive animou inúmeros comícios de políticos e realizou vários shows em escolas. Três músicas de sua autoria são destaque: Vida de cantor, Fogo na fogueira e Cowboy solitário. Mas um acidente de automóvel, quando retornava de um show (um boi atravessou a rodovia), afastou Santos das apresentações. Teve que passar por dez cirurgias, algumas realizadas em São Paulo.

Recuperado, está preparando outro CD com lançamento previsto para este ano. O repertório será variado. Pretende fazer o lançamento do CD em Curitiba. Tem a intenção de que no projeto gráfico sejam incluídos fotos que enfatizem os principais pontos turísticos da cidade: Teatro Ópera de Arame, Jardim Botânico e parques.

Na prática educativa aproveita para cantar com os alunos, ao mesmo tempo em que ensina e aprende. Guilherme relata: "Antes de cantor eu sou professor e procuro conciliar estas funções. Uno o útil ao agradável. Aproveito as aulas de português para compor as músicas junto com os alunos".

Jorge Antônio de Queiroz e Silva é do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná. queirozhistoria@terra.com.br

Voltar ao topo