Grupo de violino do Cefet pode virar orquestra

A partir de 2005, o grupo infantil de violinos da unidade Curitiba do Cefet-PR pretende ser transformado em orquestra. É o que afirma a professora Ellen Carolina Ott Serpe, que fundou o grupo em 2002 e, desde então, coordena as atividades do Spettacolo dei Violini, integrado por crianças de 5 a 11 anos. Devido o crescimento do grupo, que começou a admitir não só violinistas, mas também outros instrumentistas, a intenção é que, no próximo ano, a orquestra infantil seja instituída oficialmente.

"Queremos, por meio da formação do grupo, oportunizar para a comunidade o acesso à música", explica a coordenadora do grupo. As apresentações musicais são freqüentes tanto dentro quanto fora do Cefet-PR. Segundo ela, a divulgação da instituição é apenas uma conseqüência disso.

O grupo, que começou com apenas uma criança, atualmente tem cerca de 12 integrantes, entre pessoas da comunidade externa e filhos de servidores da instituição. Para ser aceito, a única exigência é ter experiência em tocar um instrumento. As aulas e os ensaios, que ocorrem semanalmente nas dependências do Cefet-PR, são compostos por um repertório variado, que vai de músicas eruditas a populares e folclóricas.

Grupo juvenil

Para os jovens, a partir dos 12 anos, há o grupo juvenil, chamado de Gruppo Più Allegro. Fundado em 2001, o grupo é composto por cerca de 30 integrantes. Dessa atividade, pessoas da comunidade, alunos, servidores e seus familiares podem participar e, assim como o grupo infantil, fazer apresentações em eventos. A filha de servidor, Tarsila Dallabona, 15 anos, conta que o principal atrativo do grupo é o entrosamento entre os integrantes, principalmente da mesma faixa de idade. Prova disso são suas amigas Adriane Moreira 16 anos, e Carla Chiandotti, 17, que já aprenderam a principal lição das aulas do grupo.

Voltar ao topo