Frei Betto lança ?A Mosca Azul? no Teatro da Caixa

Militante da esquerda brasileira e escritor consagrado, Frei Betto volta a Curitiba para lançar seu mais recente livro ?A mosca azul? (Editora Rocco), através do projeto Sempre Um Papo. O evento acontece no próximo dia 22 de março, quarta-feira, às 19 horas, no Teatro da Caixa.

Um dos mais esperados livros do ano, ?A mosca azul? é uma revisão honesta da ascensão do PT ao poder vinculada à recente história da esquerda no Brasil e no mundo. Com uma narrativa em primeira pessoa, Frei Betto mescla sua trajetória pessoal à militância política e resgata o sonho de testemunhar ?um outro mundo possível? com base nos ideais do socialismo.

O livro não se resume à sua passagem pelo governo Lula à frente do Programa Fome Zero ? embora o autor admita a importância do programa para distribuição de renda aos mais pobres através do Bolsa Família. Traz a memória do pai, um guerreiro da esperança, que até o final da vida lutou por seus ideais. Da militância, relembra o cenário político que favoreceu a criação do PT, fala dos momentos importantes que ajudaram a sedimentar a amizade com o presidente Lula e admite a decepção com parcela da esquerda fisgada recentemente pela ?mosca azul? no ápice do poder. O escritor saiu do governo pouco antes do episódio do ?mensalão?.

Fascinado pelos fatos que marcaram a história, Frei Betto mergulha nas circunstâncias que geraram o efeito Lula e culminaram na eleição do líder sindical a Presidente da República em 2002.

Na viagem ao passado, fala com convicção do ideal construído pela nova esquerda após o golpe militar de 1964, da estratégia política voltada para a capacitação de novas lideranças no movimento popular, da estrela erguida pelo PT sustentada pelo sonho de uma sociedade mais justa.

Frei Betto foi testemunha ocular do movimento popular nascido no pós-64 e um dos principais colaboradores para o seu fortalecimento no país. O autor recorda os momentos difíceis que enfrentou na prisão durante a ditadura militar e sua travessia até chegar ao contato direto com o povo para se transformar num dos mais destacados militantes do movimento social.

Recheado de dados históricos e demonstrando ? a cada vez mais rara ? capacidade de elaborar uma análise conjuntural neste cenário globalizante, Frei Betto faz uma reflexão profunda sobre os novos paradigmas da esquerda no Brasil e no mundo. Citando filósofos como Platão e Aristóteles, e dialogando com Maquiavel, entre outros pensadores, ele analisa o que significa ser de esquerda após a queda do Muro de Berlim. Uma das principais mensagens do livro é a aposta no atual desafio de os partidos políticos reencontrarem o vínculo com o movimento popular.

O Sempre Um Papo tem entrada é franca, e é uma realização da Caixa Econômica que conta com o apoio do Hotel Mabu.

Serviço
?Sempre Um Papo? com o escritor Frei Betto.
Dia 22 de março, 19 horas, no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Entrada Franca.

Voltar ao topo