Folclore da cozinha é abordado em obra

Já se encontra à venda nas livrarias o livro Tradicionalismo e folclore na cultura alimentar paranaense, de autoria do escritor Ivan Koch. O livro é uma análise minuciosa dos costumes alimentares do nosso Estado, iniciando com os índios, bem antes da colonização dos espanhóis e portugueses, avançando depois pela culinária dos colonizadores e tropeiros, chegando até as tradições das principais etnias que compõe o povo paranaense. Estão na obra as culinárias portuguesa, alemã, espanhola, italiana, eslava, japonesa e árabe, além de capítulos especiais sobre carnes, comida nativistas, festas tradicionais e confeitaria, entre outros. É importante destacar que a obra não se resume apenas ao receituário, mas trata dos aspectos históricos da nossa culinária.

De acordo com o autor, o objetivo do livro foi ?reunir num só arquivo os dados de diversas fontes: folclore, sociologia da alimentação, turismo, culinária, gastronomia, história e geografia para facilitar o trabalho dos futuros empreendedores na área da alimentação?. Ainda segundo Ivan Koch, ?na área de formação de maîtres, o conteúdo do livro é uma condensação de dados que podem auxiliar aqueles que aspiram evoluir no campo da gastronomia?.

Ivan Koch foi proprietário do restaurante Schwarzwkatze, de comida alemã, no ano de sua indicação em guias nacionais e internacionais, como o melhor do gênero. Fundou o Centro de Estudos e Informações sobre Alimentação Humana e é autor do Manual de operações de restaurantes, do Manual de programação de eventos e do vocabulário de alimentismo.

É de sua autoria a Roseta de avaliação gastronômica, estudo sui generis para implantação da classificação numérica de receitas e viabilização da emissão do respectivo código de barras, que é uma das funções de uma Academia Brasileira de Gastronomia. Foi ele também quem lançou os Certames Paranaenses de Gastronomia, eventos reveladores e consagradores de talentos na chamada ?nona arte?.

Voltar ao topo