Fantoches do teatro da Guarda viram história em quadrinhos

 

As aventuras de Leleco, Chiquinha, Zeca, Guto e dos guardas Léo e Rita, personagens do teatro de fantoches da Guarda Municipal, agora também serão contadas em quadrinhos. A primeira edição da revista em quadrinhos "Um olhar para a segurança na cidade de Curitiba com guarda Lêo, guarda Rita e seus amigos" será lançada na próxima semana.

O lançamento da revista faz parte das comemorações pelos 314 anos da cidade. De fácil leitura e bem colorida, a publicação em quadrinhos contará situações do cotidiano e ensinará lições de boas maneiras, cidadania e respeito ao próximo. Ao fim de cada história, um divertido jogo colocará em prática as lições.

Além do lançamento da revista, a Defesa Social preparou outras comemorações. Entre elas, no dia 29 de março, aniversário de Curitiba, a secretaria fará a entrega de equipamentos de segurança a Guarda Municipal e de kits de Defesa Civil aos núcleos da corporação nas nove administrações regionais.

Teatro

Dois novos personagens foram incluídos: Leleco e Acabado. Segundo o guarda Paulo Fonseca, os novos temas vão ajudar a orientar a garotada sobre questões importantes do dia-a-dia de forma divertida e animada. "Da mesma forma, novos personagens foram introduzidos à peça para atrair a atenção da criançada", disse.

O teatro mantém os antigos personagens: os guardas Léo e Ritinha, as crianças Guto e Zeca e os avôs Olavo e Ana. Em 2006, os espetáculos foram vistos por mais de 78 mil pessoas. Foram 295 apresentações em escolas, creches e associações de bairros, abordando o meio ambiente, violência urbana, trânsito e higiene pessoal.

– O teatro de fantoches da Guarda Municipal abriu a temporada 2007 com novos temas e personagens. Alguns dos temas: "um dia de criança com segurança", que fala sobre o risco de conversar e ou aceitar carona de estranhos; "a criança fora de perigo", que mostra a situação de risco doméstico, e "brincando com segurança na internet", que traz o uso seguro da internet.

Voltar ao topo