Expressionismo em preto e branco

Além da possibilidade de apreciar parte da história do Brasil Império por intermédio das obras de Victor Meirelles, expostas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o público poderá conhecer também o trabalho de um dos mestres da xilogravura brasileira: Lasar Segall. A mostra Expressionismo em Preto e Branco apresenta 40 cópias de xilogravuras do artista e orientações didáticas sobre como é desenvolvida a sua técnica.

A curadora da mostra, Luli Hurt explica que as cópias foram feitas por uma artista plástica dos originais que se encontram no Museu Lasar Segall. Pintor, gravador, escultor e desenhista, Lasar Segall nasceu em Vilna, na Lituânia, em 1891, e morreu em São Paulo, em 1957. De origem judaica, iniciou estudos de arte em 1905 na Academia de Desenho do mestre Antokolski, em Vilna. Em 1906, passa a viver na Alemanha e estuda na Escola de Artes Aplicadas e na Academia Imperial de Belas Artes, em Berlim. Em Dresden, ainda na Alemanha, realiza a primeira mostra individual na Galeria Gurlitt.

O artista chegou ao Brasil em 1913, expondo em São Paulo e em Campinas, mostras que foram consideradas o marco inicial de manifestações da arte moderna no País. Em seguida voltou à Alemanha, onde viveu até 1922. Retornou ao Brasil em 1923, quando fixou residência em São Paulo. É um dos fundadores da Sociedade Pró-Arte Moderna, em 1932, da qual foi diretor até 1935.

A curadora explica que a exposição Expressionismo em Preto e Branco compreende o período em que Segall fez gravura, na época em que vivia na Europa. ?A religiosidade, em decorrência de sua origem judaica, está presente em suas obras neste primeiro período?, observa a curadora. ?Seus modelos são de pessoas em orações, velórios?. Numa outra etapa de sua carreira artística, Segall descobriu a miscegenação racial no Brasil e começou a fazer gravuras de negros.

***

O MON funciona de terça-feira à domingo, das 13h30 às 18h30, com entrada gratuita para crianças até 10 anos e adultos com mais de 60 anos. Ingressos a 4 e 2 reais. O museu permanecerá fechado nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Voltar ao topo