Exposição traz “foto subjetiva” a Curitiba

Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber uma exposição com 165 fotografias originais da época da Alemanha pós-guerra. São imagens feitas entre os anos de 1949 e 1958 e que deram início ao movimento de fotografia subjetiva, que se iniciou na Alemanha e cresceu para o mundo todo.

A exposição é dividida em quatro partes, como explica a diretora da Casa Andrade Muricy, Lenora Pedroso. A primeira delas consiste em fotos de artistas mais antigos, os que deram os primeiros passos para o estilo de fotografia subjetiva, primeiramente utilizado pelo fotógrafo alemão Otto Steinert, que trás para a fotografia uma expressão diferente que a do plano comum. “Na fotografia subjetiva, a foto se apropria de outras artes visuais, a paisagem tem valor com expressões diferenciadas, opostas ao comum”, explica Lenora.

Num segundo momento, são expostas fotografias de seis artistas, incluindo também algumas de Steinert, que foi um dos mais ativos fotógrafos alemães do estilo mostrado na exposição.

Já na terceira parte, fotografias tiradas por alunos de Steinert serão expostas. Ao todo, foram 70 fotógrafos. Contudo, apenas sete deles terão seus materiais expostos em Curitiba.

No quarto e último momento, serão expostas tendências que tiveram a fotografia subjetiva como inspiração. “São tendências paralelas à tendência subjetiva”, explica Lenora.

Para a diretora, essa é uma oportunidade única de apreciar uma bela exposição. “São fotos muito bonitas, com bastante conteúdo e informação da Alemanha pós-guerra”, acrescenta.

Serviço

A exposição acontece na Casa Andrade Muricy (centro de Curitiba, na Alameda Dr. Muricy, 915), a partir de amanhã, até 28 de setembro. A entrada é franca.

Instituto Goethe

Além dessa exposição, no dia 5 de agosto será inaugurada, no Instituto Goethe de Curitiba, a exposição Innenansichten – Visões do interior: Explorações fotográficas no Parlamento Europeu.

A exposição irá retratar fotografias e acontecimentos políticos importantes do Parlamento Europeu feitas por um grupo de 11 fotógrafos de dez diferentes países. As séries fotográficas apresentam de maneira diversificada a aparência real dos edifícios parlamentares e como é o cotidiano neste ambiente. Todos fizeram as imagens durante o outono e inverno de 2007 nas cidades de Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.