Exposição de Mini Presépios no Largo da Ordem

A 13ª Exposição Internacional de Mini Presépios Natalinos abre nesta quarta-feira (30/11) no Largo da Ordem, na Rua do Rosário, nº 169. A exposição ficar aberta até 8 de janeiro, com horário de visitação entre 10:00 horas às 22:00 horas.

A exposição é uma realização da Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná ? UNIART, com apoio de O Boticário, Prefeitura Municipal de Curitiba/ Fundação Cultural de Curitiba e CNBB.

A exposição deste ano é uma retrospectiva de 13 anos. Em 1.992, no Parque Barigüi, o primeiro concurso/exposição foi uma simples exposição de obras artesanais que relembravam a história e as tradições de Natal. Ao todo se inscreveram 38 peças e teve como destaque um presépio dentro de uma caixa de engraxate ? No último Concurso/Exposição, foram inscritas 430 (quatrocentas e trinta) peças do Paraná, do Brasil e do exterior, expostas no Shopping Estação atraindo quase 120.000 (cento e vinte mil) visitantes.

A caminhada de sucesso do Concurso/Exposição de Presépios está refletida nas cerca de 500.000 (quinhentas mil) pessoas que visitaram as exposições e os mais de 4.000 (quatro mil) presépios que participaram, utilizando as mais criativas e inusitadas matérias-primas tais como: vidros, lacre de latinhas, giz, pão, casca de ovo, macarrão, carvão, papel manteiga, sucata, moedas, fio de telefone, grampos de roupa, botão, sementes, cápsulas de remédios, lâmpadas, palitos de fósforo, osso, bambu, jornal e outros materiais. Em 1.997, no seu sexto ano de existência, evoluiu para evento internacional e foi criado o I Concurso/Exposição de Mini Presépios; recebendo trabalhos da Suíça, Peru, Venezuela, Alemanha, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. A Exposição de Presépios esteve em Paris, na França, em Guadalajara no México e Quebec no Canadá. Atualmente uma mostra de Mini Presépios está em exposição permanente na biblioteca Pública de Quebec no Canadá. A evolução também está presente nas técnicas que foram utilizadas: empapelamento, colagem, entalhe, esculturas, marchetaria, modelagem, topiaria, solda, trançado, origami, mista e outras.

Personalidades realmente exponenciais de vários segmentos da sociedade marcaram presença durante está década, para avaliar os quesitos de autenticidade, criatividade, manuseio de estilos, domínio da técnica e combinações de materiais. Especialistas em artesanato, críticos de artes, antropólogos, museólogos, membros de corpo consular e atores Toni Ramos, Eva Tudor, Françoise Fourton e a cineasta Tizuca Yamasaki integraram o corpo de jurados.

A "13ª Exposição Internacional de Mini Presépios Natalinos" é uma iniciativa da ONG UNIART ? Universidade Livre do Artesanato e Cultura Popular do Paraná. O evento é concebido dentro dos objetivos culturais e sociais, sendo que uma das missões da UNIART é reconhecer na atividade do artesão uma importante fonte de geração de renda, atualmente representando 5% (cinco por cento) do PIB nacional. Por isso, a UNIART através das lojas "Feito Aqui ? Artesanato do Paraná" divulga o trabalho artesanal e preserva a cultura deste estado, que reúne tantas etnias transformando o nosso artesanato em um dos mais ricos do Brasil.

Voltar ao topo