Estevão Marques desembarca em Curitiba para realizar “Colherim”

Nas mãos do músico Estevão Marques, integrante do grupo infantil “Palavra Cantada” e do Grupo Triii”, colheres são mais do que simples colheres. Elas se transformam em instrumentos de percussão, com diversos timbres. Produzem sons graves e agudos que possibilitam a execução de uma infinidade de ritmos e a imitação dos toques do pandeiro, do tamborim e de outros instrumentos.

No próximo dia 05 de outubro, Estevão vai estar em Curitiba ministrando a oficina Colherim, na Jornada de Ritmo, Música e Movimento, promovida pela Cena Hum Academia de Artes Cênicas, com apoio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). A oficina é voltada a educadores, artistas, estudantes e demais interessados.

Durante três horas, das 14 às 17 horas, os participantes vão aprender, na prática, que as colheres não servem apenas para comer. Em diversos lugares do mundo, como Espanha, Turquia, Canadá, Colômbia, Irlanda e Rússia, a colher é um instrumento percussivo popular. Na oficina, elas serão tocadas a partir de técnicas adotadas em outros lugares do mundo e misturadas com a musicalidade brasileira.

No dia 06 de outubro, ainda dentro da programação da Jornada, Estevão ministra, das 9 às 12 horas, a oficina Mirabolâncias pelo mundo, na qual jogos do mundo inteiro são transformados em dança e música, com o acompanhamento de instrumentos inusitados como copos, pvc, garrafa pet, colheres, percussão corporal, bastões e latinhas.

No mesmo dia, das 14 às 17 horas, o músico comanda No Embalo do Batuque, oficina que focaliza a dança e a percussão popular de norte a sul do Brasil, enfatizando as diferenças e semelhanças entre os diversos sotaques musicais brasileiros.

Em cada oficina oferecida pela jornada são disponibilizadas 30 vagas. As inscrições para cada uma delas custam R$ 80,00 (escolhendo 3 oficinas haverá 10% de desconto) e podem ser realizadas através do endereço www.percussionices.blogspot.com ou pessoalmente da Secretaria da Cena Hum (Rua Senador Xavier da Silva, 166, São Francisco – Curitiba. Telefone de contato: 41-3333-0975).

Voltar ao topo