Espaço Perfume expõe peças exclusivas no Shopping Estação

A arte da perfumaria iniciou logo que o homem primitivo aprendeu a fazer o fogo e descobriu que certas plantas desprendiam fragrâncias agradáveis quando queimadas. Isso explica a origem latina da palavra perfume: per (através) e fumum (fumaça).

O Espaço Perfume, primeiro museu dedicado a arte da perfumaria, é um convite ao lazer, à cultura e à história da humanidade. Localizado em Curitiba, no Shopping Estação, o espaço abrange 5.000 anos de história do perfume e desvenda mistérios da fascinante arte da perfumaria: o sentido do olfato, a criação das essências e suas matérias-primas, a paixão das pessoas por perfumes e os sentidos que os perfumes despertam e provocam nas pessoas. ?Um museu dedicado ao perfume é um sonho antigo, que conseguimos realizar após anos de pesquisa na Europa e nos Estados Unidos. O Espaço Perfume – Arte & História, coloca definitivamente o Brasil no cenário mundial da cultura da indústria de perfumaria e cosméticos?, afirma Miguel Krigsner, presidente da rede de cosméticos O Boticário. ?Não deixamos nada a desejar aos maiores museus da categoria do mundo. Ao contrário, somos muito mais modernos em alguns aspectos?, completa.

Túnel ensina visitante a distinguir etapas do perfume.

O museu é interativo pois o visitante pode sentir as fragrâncias que eram produzidas e muito usadas na antigüidade, até os dias de hoje. Logo na chegada o visitante entra em quatro salas aromatizadas que o preparam para o universo do perfume. A sala amarela representa o Egito, 2000 a.C., que foi a origem do perfume e a sua primeira forma de utilização, evocando os rituais divinos. A sala vermelha representa a sensualidade e o mistério da sedução no Oriente. A sala azul representa o perfume na Europa. A evolução do perfume, o nascimento da indústria e o frescor da lavanda. E a sala verde que representa o perfume no Brasil, o frescor da floresta e a preservação da natureza.

A maioria dos frascos de perfumes e cosméticos expostos no espaço são originais. ?O perfume está ligado a cultura, a moda e a sofisticação. A exposição mostra Cleópatra, rainha do Egito, que representa o símbolo da sedução com seus rituais perfumados. Além de linda, ela sabia se perfumar?, conta Fernanda Nunes, curadora do Espaço Perfume. Outras curiosidades também podem ser vistas no museu como o frasco verde, longo e roliço do perfume que foi desenvolvido especialmente em 1714, para ser levado dentro da bota de Napoleão Bonaparte, mesmo quando ele estava em batalha. A relação entre perfume e moda é retratada por painéis que contam a evolução da perfumaria de 1900 até 2000. Os temas passam pelos principais perfumes e mulheres que marcaram a história, como Gabrielle Chanel, responsável pela criação do perfume Chanel n.º 5, em 1920.

O Espaço Perfume também reserva uma sala exclusiva para a história do perfume no Brasil, como ele chegou no País, sua evolução e sua relação com a cultura brasileira. Rituais perfumados que são realizados até hoje no Brasil, como a lavagem do Bonfim na Bahia, e as crenças de que algumas águas de cheiro chamam sorte, namorado, saúde, riqueza e muitas outras.

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