Eric Clapton recebe título em Buckingham

O lendário guitarrista britânico Eric Clapton, apesar de seus comentários críticos em relação à monarquia, recebeu o título de Comandante do Império Britânico (CBE), numa cerimônia realizada no palácio de Buckingham. O músico de 59 anos, uma das figuras mais influentes do rock mundial, descreveu a homenagem como o “ponto mais elevado” de sua bem-sucedida carreira.

Clapton recebeu o CBE das mãos da princesa Anne, filha da rainha Elizabeth II, que se encontrava na Alemanha em visita oficial. “Esta honra me faz sentir mais adulto, e devo admitir que talvez não a tivesse aceito em minha juventude de rebelde”, explicou.

“Sempre tive este lado rebelde. Quando era jovem, jamais teria aceito um título, porque era contra o ?establishment?”, destacou. Mas hoje admite que “é importante dar o exemplo”.

“Lembro quando os Beatles recusaram este mesmo título, em sua época. Em certo período da vida, eu me identifiquei com essa atitude, mas agora não”, afirmou, indicando que o título “foi um reconhecimento não só dos meus sucessos musicais, mas também do trabalho humanitário que venho realizando em campanhas de reabilitação de usuários de drogas e álcool”.

Clapton recebeu em 1994 a Ordem do Império Britânico (OBE), uma distinção que incomodou muitos de seus fãs. O músico iniciou sua carreira na década de 1960 com a banda Yardbirds, antes se tornar famoso na Inglaterra com o Cream, até hoje admirado pelo virtuosismo de seus integrantes.

O sucesso internacional só chegou com o lançamento da canção “Layla”, inspirada na cadela enviada à Lua. Com o grupo “Derek and the Dominos” Clapton prosseguiu com sua produtiva carreira musical durante as décadas de 1970 e 1980.

Voltar ao topo