Do balé clássico à dança do ventre

O Hermes Bar, tradicional território boêmio de Curitiba, vai se transformar hoje, às 21h, em tenda árabe para receber Núbia Cabral, bailarina clássica há mais de 20 anos, que há quatro vem se dedicando à dança do ventre.

A bailarina supõe que seu interesse pela dança árabe deva-se à dominação muçulmana na península ibérica, pois sua família é de origem portuguesa e seu próprio nome lembra um povo egípcio, os núbios. Mas em terras brasileiras seria inevitável a miscigenação com o samba, que ela bate no pé enquanto provoca sinuosidades nos quadris.

“Núbia Cabral traz no nome, no corpo e no sangue a musicalidade egípcia, oriental e africana, que percorre entre Portugal e Espanha, por mais de mil anos, no flamenco, samba e afro”, filosofa o fotógrafo Pablito Pereira, que assina a direção e a iluminação do espetáculo.

Clima das Arábias

Para melhor traduzir esse “labirinto de emoções”, Pablito Pereira vai dar ao ambiente o clima das Arábias, com uma luz que lembra o pôr-do-sol no deserto, e uma autêntica decoração oriental. Nessa atmosfera mística, Núbia Cabral vai dançar feito cigana, odalisca e mulata, por 50 minutos.

Serviço

– Os ingressos estão a venda por R$ 10,00. O Hermes Bar fica na Avenida Iguaçu, 2504, bairro da Água Verde.

Voltar ao topo