Dia 24 tem Workshop Ateliê de Criação Teatral

O período de férias pode significar o descanso de alguns, ou o tempo perfeito para o aperfeiçoamento profissional de outros. Para aqueles que permanecerem em Curitiba, há a possibilidade de aprimoramento do trabalho e troca de experiências com profissionais de reconhecimento nacional. De 24 a 29 de janeiro acontece na cidade o Workshop para atores do ACT – Ateliê de Criação Teatral. Com a proposta de integrar oficinas de interpretação, voz e corpo, o ACT receberá duas profissionais de destacado trabalho em suas áreas – Babaya e Mônica Infante – para somarem conhecimento com Nena Inoue e reunirem profissionais das artes cênicas em uma semana de trabalhos práticos voltados ao fazer teatral. O workshop é destinado tanto para aqueles que desejam aperfeiçoamento por meio da reciclagem como para quem está iniciando nas artes cênicas. Os seis dias de trabalho serão divididos em três oficinas. Nena Inoue dará aulas de Interpretação. O programa vai contar com atividades de improvisação, jogos e exercícios teatrais. A preparadora vocal Babaya será a responsável pela Oficina O prazer da Voz Saudável, trabalho que ela vem abrindo à comunidade curitibana há alguns anos, que tem se mostrado atual e importante para a formação do ator.

Babaya, natural de Minas Gerais, é considerada uma das melhores preparadoras vocais do Brasil. Ela coordena uma escola de voz falada e cantada em Belo Horizonte e é responsável pela preparação do Grupo Galpão, do cantor Milton Nascimento entre outros.

A bailarina e coreógrafa Mônica Infante vai participar pela primeira vez de um workshop do ACT. Ela vai trabalhar com o corpo dos participantes através de três princípios de movimento: a técnica de Alexander, a arte marcial japonesa Aikidô e a técnica de respiração do professor japonês Mishino. Estas técnicas serão relacionadas ao meio ambiente, o que é uma característica do trabalho de Mônica. No programa está o estudo teórico e estrutural do corpo, que servirá de base para as demais atividades. Os movimentos põem em prática a relação criativa que há entre o corpo e o meio ambiente. O improviso também vai estar presente nesta oficina, através de conceitos como circularidade, níveis e da respiração por meio de movimentos dinâmicos (com deslocamento corporal).

Voltar ao topo