Dez anos sem frei Miguel

Um homem carismático e de talento raro, frei Miguel Bottacin será lembrado no próximo dia 10 de abril pela ocasião dos 10 anos de sua morte. Frei Miguel nasceu em Loreggiola, uma pequena vila que depende do município de Loreggia, na Itália, em 14 de agosto de 1921. Mas foi no Brasil que desenvolveu intensamente a vocação de servir a Deus.

Aos 18 de julho de 1957, frei Miguel chegou no navio Conte Biancamano, onde desembarcou em Santos-SP. Recebeu o Sacramento da Ordem em 8 de dezembro de 1973, na nova matriz da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, igreja que frei Miguel ajudou a construir. Dom Pedro Fedalto, durante a cerimônia, frisou: ?Nunca aconteceu antes que alguém tivesse construído a própria igreja e fosse nela ordenado sacerdote?.

No livro de minha autoria, intitulado Frei Miguel Bottacin, capuchinho: seu testemunho cristão e franciscano, que contou na sua produção com fontes orais, o religioso é apresentado como pessoa perseverante no trabalho dedicado às pessoas mais necessitadas.

Com o apoio da comunidade, frei Miguel construiu uma creche, localizada na Rua Santa Eulália de Barcelona, 273, bairro Cidade Industrial em Curitiba, Conjunto Osvaldo Cruz I, que recebeu seu nome, inaugurada em 10 de janeiro de 1991. Maria Madalena Silva (Mara), secretaria da creche, menciona que atende famílias que trabalham: ?Algumas são bem pobres e sobrevivem com dois salários mínimos. Por isso, deixam seus filhos no lugar, onde são bem cuidados?.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva – é palestrante, pesquisador, historiador, professor. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná

Voltar ao topo