Conto de Leon Tolstoi é transformado em peça

O Grupo Delírio estréia amanhã, no Teatro da Caixa, a peça Martuin Maksimov, baseada no conto Onde existe o amor, aí está Deus, do escritor Leon Tolstoi. No final de sua vida, Tolstoi escreveu diversos contos com temática religiosa, onde discorria sobre o significado da existência e a simplicidade da vida. Entre estes está Martuin Maksimov, que tem a fraternidade como tema principal.

Dirigida e adaptada por Edson Bueno, Martuin Maksimov conta a história de um sapateiro, que na Rússia Czarista exerce sua profissão com esmero, ética e honestidade. Todos o conhecem e o admiram. Já velho, espera seu único filho, enviado para outra cidade, para estudar. Quando segue para encontrar a casa do pai, o filho de Martuin morre num acidente provocado por uma tempestade de neve. A partir daí o sapateiro revolta-se contra Deus. Nega sua bondade e desígnios e promete nunca mais dedicar-lhe a menor oração.

Numa época, próxima ao Natal, Martuin recebe a visita de um velho soldado que lhe pede o conserto de suas botas. Os dois conversam sobre a velhice e o trabalho, sobre afetividade e amor. O velho soldado o convence a ler o Evangelho e ouvir o que seu agora inimigo Deus tem a dizer. O personagem então resolve ler e encontra motivo para não sofrer em suas noites de insônia.

Segundo o diretor Edson Bueno, Martuin Maksimov é uma história para ser contada na época do Natal.

Voltar ao topo