Cascavel é destaque em festival de dança na Argentina

No último final de semana, bailarinos do Studio de Dança e Artes Leandra Vagliatti e do Grupo de Dança Vive la Danse participaram do Festival de Dança do Mercosul, em Puerto Iguazu (Argentina), recebendo colocações em todas as modalidades em que participaram. Ao todo, foram sete prêmios de 1º lugar, dez de 2º lugar e cinco de 3º lugar, totalizando 23 troféus.

Os destaques foram conquistados pelo bailarino Jonas Moraes (Vive la Danse), na categoria dança contemporânea adulto, com a coreografia "Bicho Homem"; pela bailarina Amanda Giacomel (Vive la Danse) na categoria balé clássico infantil com o número "Arco-íris"; pelos conjuntos de dança contemporânea juvenil (Leandra Vagliatti) com a apresentação de "Opostos"; pelo trio de dança contemporânea adulto (Vive la Danse) com a coreografia "Índios"; pelo trio de jazz dance adulto (Vive la Danse) com a coreografia "Cumplicidade"; e por Gonzalo Navarro (Vive la Danse) campeão invicto em todos os festivais que competiu na modalidade street dance.

Segundo a professora Leandra Vagliatti, ter a oportunidade de viajar com seus alunos representa uma nova forma de estímulo. "Visamos, antes de prêmios, a participação e o enriquecimento dos alunos com conhecimento extra. No entanto, ser premiado indica que o aluno possui desempenho e isto o estimula para continuar estudando com afinco", cita ela.

Na visão da diretora do Grupo Vive la Danse, Graziela Leme, a participação de Cascavel em mais este festival do exterior, com toda a evidência conquistada, se torna significativa para a região. "Na oportunidade, aproveitamos para divulgar e convidar os bailarinos para conhecerem Cascavel e participarem também dos nossos festivais", lembra.

O secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, lembra que uma das atribuições do poder público é estimular a dança local e, acima de tudo, divulgar os talentos regionais. "Esta é a terceira participação de Cascavel em festivais de dança do Mercosul. Só temos que evidenciar a importância que estes eventos têm para a região: nos dão a oportunidade de mostrar nossas riquezas artísticas, ressaltam a cidade como um pólo da dança no Paraná, atraem bailarinos de fora para nossos eventos e dão nome aos nossos artistas, incentivando-os a seguir carreira", frisa. Os grupos tiveram o apoio da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura.

Voltar ao topo