“Bumba meu boi” chega à capital paranaense em fevereiro

Com um verdadeiro baú cultural, o espetáculo Bull Dancing se apresenta em Curitiba, a partir do dia 7, no Memorial de Curitiba. O projeto, que soma dança, teatro e música na mesma apresentação, toma como ponto de partida a manifestação folclórica do "Bumba meu Boi" – uma representação popular celebrada em quase todas as regiões do Brasil como um ritual de grande importância social, política e cultural.

Com contornos de sátira, comédia e tragédia, o auto, dirigido pelo coreógrafo piauiense Marcelo Evelin, conta a estória da morte e ressurreição de um boi, acompanhado de danças, cantos e música percussiva. O espetáculo, inspirado no imaginário do povo brasileiro, questiona valores de propriedade e cidadania baseando-se nos diretos humanos universais, esgarçando o entendimento do que seja teatro, dança e música numa linguagem física, pessoal e direta.

O espetáculo aborda questões atuais do ser humano, desnudando confrontos individuais e sociais, com os intérpretes incorporando suas próprias estórias de violência e fragilidade, de desejo feroz e dúvida cruel, de alegrias e esperanças triviais, em um campo de batalha entre o animal e o racional.

Bull Dancing (uma co-produção entre o Teatro João Paulo II – Centro de Criação do Dirceu (Teresina-PI) e o Teatro Hetveem ? ?teatro de poucas palavras?, de Amsterdam, na Holanda) é o segundo trabalho do coreógrafo sobre a identidade cultural Nordestina, após realização de Sertão – espetáculo que recebeu o prêmio de melhor espetáculo de Dança do ano de 2006 pela Associação Paulista de Críticos de Arte-APCA.

Para circulação, o espetáculo foi premiado pela Caravana Funarte de Dança, com apoio do Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Petrobrás Entre os meses de janeiro e fevereiro serão ao todo 13 apresentações, em 06 diferentes estados: Piauí, Distrito Federal, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná (calendário anexado).

Na Caravana, Marcelo Evelin conta com assistência de direção de Alex Guerra, coreógrafo de Minas Gerais que vive na Itália, e veio a Teresina especialmente para este trabalho. Nesta etapa não haverá participação do intérprete Fabian Santarciel, por incompatibilidade de agendas–chegando ao elenco o intérprete Márber Ramos (Bahia/Minas Gerais).

Serviço:
Bull Dancing. De 7 a 9 de fevereiro,  ás 20h30. Ingressos a RS10.
Teatro Londrina.  R. Claudino dos Santos, s/n. Largo da Ordem. Memorial de Curitiba.
Informações: 3321 3263 ou 9624 7077

Voltar ao topo