Autor de “No Divã com Deus” defende reforma nas instituições religiosas e a redenção pela fé e esperança

Com formação cristã, Eudes Moraes nunca abriu mão da fé, mas passou a observar de maneira mais crítica as religiões e percebeu que muitas igrejas cristãs, independente da profissão de fé, desvirtuaram da missão profética original e  estão mais comprometidas com o dinheiro e o poder temporal.  As diversas reflexões do autor estão agora transcritas no livro “No Divã com Deus – Meditações corajosas no silêncio da alma” (Editora InVerso, 200 páginas, R$ 35,00), que será lançado no dia 25 de outubro, a partir das 18h30, no Palacete dos Leões, em Curitiba (PR).

Eudes Moraes é psicólogo, possui formação em Teologia e Filosofia e também é autor do livro de poemas “Multiverso” (Editora InVerso, 2011). De acordo com Moraes, o tema “fé x religião” inquieta a sua alma e, desde criança, tinha dificuldade para aceitar as “verdades” que lhe eram impostas. “Nasci em lar cristão e não gostava de ir à igreja na infância, pois sempre achei as conversas cansativas e repetitivas, dando mais ênfase às condenações, que convencem por meio do medo, do que pela palavra de redenção, que dão esperança por meio do amor de Deus”, explica.

Durante a adolescência, Moraes frequentou dois seminários, onde passou a ser estudioso da Bíblia e ampliou o entendimento a respeito do livro sagrado dos cristãos. “Eu fui ensinado e acreditava que a Bíblia Sagrada é um livro que caiu prontinho do céu e que deveríamos cumprir tudo sem questionar, baseados na interpretação dos líderes religiosos. Hoje sei que isto não é verdade”, contradiz.

Tradição religiosa

Para o autor de “No Divã com Deus”, muitas pessoas dizem fazer parte de determinada religião por legado familiar, mas não sabem explicar o motivo desta decisão e atribuem esta escolha a terceiros, apenas por tradição. A esta falta de “consciência espiritual”, Eudes credita às religiões que valorizam mais os dogmas e as regras pré-estabelecidas e não permitem que o fiel seja um questionador, fazendo com que este se torne apenas mais um número nos bancos das igrejas.

“Este também é um dos motivos do aumento do percentual de pessoas que se declaram sem religião, que em 2000 era de 7,3% e, em 2010, chegou aos 8,04% da população brasileira”, lembra o autor, citando números do censo oficial do IBGE divulgado em 2010. “O homem moderno exige que a igreja, sem perder o conteúdo cristão, liturgicamente, se adapte às circunstâncias novas” acrescenta.

Conversando com Deus

A obra de Eudes Moraes não é uma simples crítica às práticas das religiões cristãs. O autor destaca a fé como solução e deixa uma mensagem de esperança aos leitores que, assim como ele, podem procurar as respostas para questionamentos desta natureza “direto na fonte”, ou seja, em Deus. “Aprendi a pensar e a questionar e a jamais me contentar com explicações simplistas. A fé nada tem a ver com crendices, aliás, quanto menos crendices e fanatismo religioso, melhor é a qualidade dessa conversa, franca e sincera com Deus”, finaliza.

Sobre o autor

Eudes Moraes é empresário, graduado em Psicologia e com formações em Teologia, Filosofia e Direito. É autor do livro poesias “Multiverso”, também pela Editora InVerso. Foi comentarista político e diretor Geral de uma emissora de rádio, em Curitiba. Eudes Moraes nasceu no município de Iepê, São Paulo. Residiu em Londrina por 16 anos, estudou em São Paulo e hoje vive em Curitiba.

Serviço

Lançamento do livro “No Divã com Deus” – Editora InVerso.

Autora: Eudes Moraes.

Quando: dia 25 de outubro (quinta-feira), das 18h30 às 22h.

Onde: Palacete dos Leões – Espaço Cultural BRDE – Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba – PR.

Mais informações: (41) 3254-1616.

Voltar ao topo