Arte moderna em contexto no Oscar Niemeyer

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a partir de hoje a exposição Arte Moderna em Contexto, com 73 obras que fazem parte da coleção do ABN AMRO Real. Entre os objetos de arte, a mostra reúne pinturas, gravuras e esculturas de inúmeros artistas que englobam o universo modernista.

No intuito de criar uma conexão entre o público e a arte, a curadoria reúne no salão expositivo uma série de objetos de uso cotidiano que remontam o contexto temático. Seguindo uma lógica expositiva, os ambientes ainda contam com caixas de som que transmitem músicas representativas.

Como o modernismo pertence à primeira metade do século 20, a exposição transcende o período cronológico para englobar a representatividade que outros artistas do pré e pós-modernistas tiveram. ?Por mais que alguns quadros sejam obras criadas fora do período modernista, eles estão sensitivamente ligados ao período. Optamos em realizar uma mostra para que tanto o público ocasional quanto o especializado interaja com as obras e perceba a ligação que cada secção tem com a outra?, afirma o curador Franz Manata.

Arte Moderna em Contexto é separada em duas vertentes artísticas: o abstracionismo (informal e geométrico) e o figurativismo, incorporado em seis núcleos. São eles o realismo social, naturezas-mortas, paisagem rural, festas, marinhas e paisagens urbanas. Cada núcleo tem suas características resumidas em escrito, ao alcance do público. Segundo Manata, a mostra cria as condições para que todos percebam o sentido cronológico em que as obras são dispostas, seja óbvia ou subliminarmente. Com efeito, a trabalhosa montagem, em que dezenas de profissionais se ocupavam durante a entrevista com o curador, anteontem, funciona para quem quiser enxergar.

Os núcleos ainda se relacionam em um contexto histórico-social e imaginário. No ambiente reservado ao núcleo de realismo social, estão à mostra vitrines contendo publicações, broches de propaganda política apreendidos pela Delegacia Especial de Segurança Política e Social do Estado Novo e um conjunto de marmitas, objeto empregado na rotina dos trabalhadores brasileiros.

É nítida a intenção da curadoria de que as pessoas visitem a exposição e compreendam o que ela quer mostrar através das diversas sutilezas observadas. Fruto de um trabalho que envolveu uma grande equipe e formada a partir de dezenas de obras dispersas em todo o Brasil, a Arte Moderna em Contexto revela a evolução na arte modernista brasileira.

Destaque ainda para o programa desenvolvido para a visitação de deficientes visuais. Inédito, ele permite que pessoas cegas interajam com as pinturas por meio de reproduções especialmente desenhadas em um projeto arquitetônico expositivo e com explicações em braile.

A exposição fica aberta até o dia 25 de fevereiro de 2007. Mais informações pelo telefone (41) 3350-4400.

Voltar ao topo