Alunos-presos expõem obras de artes na Igreja da Ordem

Uma exposição de obras de artes com material reciclável, pintura em tela, mosaico, desenhos, cartazes e outras técnicas foi aberta ao público nesta quarta-feira (16), no Cenáculo da Igreja da Ordem, no início da Rua Mateus Leme, no centro histórico de Curitiba. A atividade integra a política de ressocialização de detentos do Sistema Penitenciário do Paraná, administrado pela Secretaria da Justiça e da Cidadania.

Estão expostas centenas de peças produzidas por 150 alunos, da Escola Mário Faraco, instituição que oferece, desde a alfabetização até os ensinos fundamental e médio, a presos de Curitiba e de Piraquara, onde se concentra o maior complexo penitenciário do Estado.

?Esse trabalho tem por objetivo mostrar à sociedade o lado criativo de nossos alunos, melhorando a auto-estima do preso e possibilitando que sua obra possa se tornar um meio de gerar recurso, quando ele retornar ao convívio social?, explicou a diretora da escola, Rosemari Carneiro Pietrochinski.

Diversidade

A diversidade de técnicas e materiais usados pelos alunos-presos, é a grande atração desse evento, coordenado por professores de artes, que permanentemente implantam projetos desta área, em sala de aula.

Luminárias e esculturas de carros e helicópteros foram produzidas com o isopor das marmitas usadas pelos presos em suas refeições. Vasos, jarros, e bibelôs foram reciclados com jornais e revistas. Outro grupo fez cartazes com releituras de obras do artista plástico Poty Lazzarotto. Maquetes em madeira completaram o acervo variado da exposição.

Serviço:
A exposição está aberta até sexta-feira (18), das 8 às 18 horas, no Cenáculo da Igreja da Ordem. Mais informações podem ser obtidas com a professora Rosemari Pietrochinski, pelos telefones (41) 3673-1244.

Voltar ao topo