Zenni e Florenzano são punidos no motocross

Cianorte, PR (Vipcomm) -O piloto Rafael Zenni, vencedor na categoria 125cc da sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, disputada domingo em Cianorte, no Noroeste do Paraná, foi desclassificado e perdeu a colocação. Kristofer Florenzano, o segundo, ficou com o primeiro lugar, mas foi suspenso das competições oficiais por 30 dias. Os dois tiveram atitudes antidesportivas durante e depois da corrida e foram punidos pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo).

Os dois pilotos se desentenderam primeiro na corrida. Numa curva, Zenni, que vinha atrás de Florenzano, bateu na moto do concorrente, derrubando-o. Zenni ainda conseguiu seguir na primeira colocação até a bandeirada. Depois de cruzarem a chegada, na volta de comemoração, os dois voltaram a se enfrentar. Eles pararam lado a lado e começaram a discutir. Com o dedo em riste, Kristofer chegou a segurar na biqueira do capacete de Zenni, que também revidou. Metros depois, voltaram a discutir novamente e Florenzano chegou a soltar a moto no chão e foi para cima de Zenni. Os fiscais de pista separaram os dois.

O júri, que se reuniu após a corrida para julgar o caso, avaliou que a batida de Zenni em Florenzano foi “intencional” e por isso determinou a desclassificação do piloto de Itu, que não receberá os 25 pontos pelo primeiro lugar na classificação geral do campeonato. Sobre Kristofer Florenzano, os jurados avaliaram que ele também teve uma atitude antidesportivas por ter segurado no capacete e empurrado Zenni.

Inicialmente a suspensão não afetará o desempenho de Florenzano no campeonato, já que para a próxima corrida, 28 e 29 de agosto, em Cuiabá, faltam 32 dias. Mas o caso Zenni-Florenzano ainda será analisado pelo Conselho Disciplinar, que poderá ainda manter as penalizações ou ampliá-las.

“O motocross é um esporte de toque. Foi um choque na pista e eu quase caí também. Mas o Florenzano perdeu a razão quando ele quis me agredir após a corrida. Eu até tentei dar a mão para ele, mas ele não retribuiu”, acusou Rafael Zenni após a corrida. Florenzano rebateu Rafael. “Sempre tivemos brigas saudáveis e legais na pista. Mas certas palavras você tem que falar fora da corrida, não dentro do circuito”, afirmou Florenzano, acusando o concorrente de tê-lo “xingado”.

“A decisão do júri serviu para dar exemplo aos pilotos porque não queremos que esse tipo de atitude aconteça mais”, afirmou Denglar Pires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna