Vôlei: Rússia e EUA estão nos Jogos de Atenas

(AE) – Neste fim de semana, Rússia e Estados Unidos garantiram vaga na Olimpíada de Atenas, disputando Pré-Olímpicos da Europa em Leipzig (Alemanha) e da Norceca a região norte-centro-americana e do Caribe em Caguas (Porto Rico). Na feminina, República Dominicana a grande surpresa e Alemanha também se classificaram, jogando pelo pré-olímpico da Norceca em Caracas (Venezuela) e em Baku (Azerbaijão). Pela África, no feminino, o Quênia garantiu vaga em casa, no pré-olímpico em Nairóbi.

Em ascensão, a equipe feminina da República Dominicana que em 2003 levou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo em julho, ganhou ontem do Peru por 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 25/21) e levou a vaga, sob o comando do técnico cubano Jorge Garbey que chegou àquele país apenas dois meses antes do Pan.

Também não deixou de ser surpresa a classificação da Alemanha. As moças, que ficaram apenas com a décima colocação no Mundial/2002 e a sétima no Grand Prix/2003, deixaram as favoritas russas para trás (no jogo final, ganhou da Turquia por 3 a 0, com 25/22 25/16 25/7).

Para a competição feminina da Olimpíada de Atenas já estão classificados China, Brasil, Estados Unidos, Cuba, Grécia, Alemanha e Quênia. Rússia, Itália, Polônia, Turquia ainda têm a repescagem em maio, em Tóquio.

No masculino, russos e norte-americanos confirmaram seu favoritismo e já estão na lista de adversários a serem estudados pelo técnico brasileiro Bernardo Rezende. A Rússia bateu a Holanda no sábado por 3 a 0 (25/19, 25/17 e 25/16) e ficou com a vaga do pré-olímpico Europeu.

No pré-olímpico da Norceca, os norte-americanos passaram sufoco, mas ganharam da renovada equipe cubana no tie-break (21/25, 25/18, 24/26, 25/22 e 15/13) e estarão em Atenas. Canadenses e cubanos seus dirigentes disseram que a preparação do time é para Pequim/2008 tentarão vagas em repescagens em maio, em Tóquio, Madri e Porto.

Na competição masculina do vôlei em Atenas, além de Estados Unidos e Rússia, já garantiram vaga Brasil, Itália, Sérvia e Montenegro, Grécia e Tunísia.

Voltar ao topo