Vitória serve para reanimar o Paraná

Moralmente recuperado, mas com um longo caminho pela frente. A goleada sobre o Grêmio Maringá deu novo ânimo ao Paraná Clube. Confiantes e com “os pés no chão”, os jogadores voltam suas atenções para o próximo adversário. Nas contas da comissão técnica, o Tricolor ainda precisa de três vitórias nos quatro jogos que irá disputar. Com duas vitórias e um empate, o clube deve consolidar sua permanência na primeira divisão estadual, mas a ordem é não correr riscos.

O técnico-interino Édson “Neguinho” dos Santos não economizou nos elogios aos jogadores. Principalmente pelo primeiro tempo do jogo do último sábado. “Voltamos a marcar pressão e os gols foram conseqüência desta postura”, analisou o treinador, que fez sua estréia na divisão especial do futebol paranaense. Além de reduzir espaços com perfeição, o Paraná voltou a finalizar bem. Fez seis gols e criou muitas situações ofensivas.

“Creio que o trabalho desenvolvido na semana passada foi perfeito. A goleada foi reflexo daquilo que fizemos nos treinos e nas conversas com o psicólogo”, lembrou o atacante Athos. Jogando com liberdade e contando com as constantes aproximações de Wiliam e Jean Carlo, Athos foi o destaque do time. Fez dois gols e participou ativamente da goleada. “Precisávamos de um resultado como esse. Uma vitória convincente, para devolver a confiança a todos. Mas, há ainda muitos jogos difíceis pela frente”, comentou.

Para o jogo diante do Prude, o técnico Neguinho poderá ser obrigado a mexer na lateral-direita. Eto continua no departamento médico e está fora do jogo. Erivélton, que enfrentou o Maringá, sofreu entorse no tornozelo direito e é dúvida. Sem outras opções, o treinador teria que improvisar um meia pelo setor ou mudar a estratégia de jogo. Com tempo para trabalhar, Neguinho não antecipou qual será a estratégia a ser aplicada frente ao Prudentópolis.

“Independente de jogar em casa ou fora, temos que jogar com o mesmo ímpeto do último jogo. Tivemos muitos destaques positivos, o que mostra a união do grupo”, analisou Neguinho. Os jogadores não mudam o discurso e afirmam que se o clube chegou a essa situação com eles em campo, é deles a responsabilidade pela reversão do quadro. “Sempre afirmei que qualidade o grupo tinha. Só que os maus resultados nos tiraram a confiança. Agora, demos início a uma nova fase”, assegurou o experiente Jean Carlo, capitão do time.

Além dos treinos técnicos e táticos, o psicólogo Gilberto Gaertner continuará fazendo o acompanhamento do grupo, visando o máximo rendimento dos atletas diante de um adversário conhecido. Na última rodada da 1.ª fase, o Tricolor empatou com o Prudentópolis, no Newton Agibert.

Tricolor joga na casa do Iraty

A Federação Paranaense de Futebol deve confirmar hoje o jogo Prudentópolis x Paraná para o estádio Emílio Gomes, em Irati. O Prude perdeu dois mandos de campo por agressões ao trio de arbitragem de seu jogo contra o Francisco Beltrão, ainda na primeira fase do estadual. O pedido de efeito suspensivo da pena foi negado ontem pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, Bôrtolo Escorsim. No entanto, o recurso será julgado no pleno do TJD, possivelmente na próxima sexta-feira, mas sem tempo para definir a rodada.

A FPF divulga hoje a composição da rodada e o Paraná deve encarar o Prudentópolis em Irati, no sábado. Isso porque no domingo o Iraty enfrenta o Cianorte, pelo Grupo C, no Emílio Gomes. No Paranaense, não é aplicada a mesma regra do Brasileirão – onde se exige que a partida seja disputada a 150km da sede da agremiação punida. O próprio Paraná já conviveu com situação semelhante no ano passado. Por ofensas morais aos árbitros e uma pedra arremessada para dentro de campo, o time foi punido duas vezes no tribunal da CBF.

Na última rodada da fase anterior, o Paraná aguardava essa punição, mas o TJD não aplicou nenhuma sanção preventiva (o jogo foi disputado no Newton Agibert, sem nenhum problema) e o caso foi a julgamento. Agora, o Prude perdeu dois mandos e – caso não reverta a situação no recurso – não mais jogará em seu estádio neste Torneio da Morte. Com 4 pontos, o time do interior está à frente do Paraná (que soma 3).

Voltar ao topo