Vila Capanema é o plano B para 2014

A pressão do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e a moral curitibana apresentada pelo governador do Paraná, Orlando Pessuti, podem ajudar a riscar definitivamente a Arena da Baixada da Copa do Mundo 2014. Algumas construtoras fazem lobby por um plano B, estimado inicialmente em R$600 milhões.

O representante da entidade máxima do futebol brasileiro teria interesse em uma das construtoras, que propõe um novo estádio com capacidade para 60 mil pessoas na capital paranaense.

Dois presentes “deixados no ar” podem ser a contrapartida no caso de aceitação da indicada: um amistoso da Seleção Brasileira e um jogo das quartas-de-final do Mundial.

No caso de exclusão da Arena, Vila Capanema e Pinheirão passam a concorrer pelo investimento. Nesse caso, a atual casa paranista leva certa vantagem. O problema judicial, envolvendo o clube da Vila e a União, é considerado mais fácil de ser resolvido politicamente.

Já o estádio da Federação Paranaense de Futebol, além de abandonado, conta com uma extensa lista de penhoras e contas a pagar, ligadas à própria entidade que detém o poder sobre os clubes do estado.

Autoridades locais negam o lobby e que o assunto tenha sido tratado na reunião de quarta-feira na CBF. No entanto, o próprio governador do Paraná, Orlando Pessuti, citou depois da reunião no Rio de Janeiro: ‘(Ricardo) Teixeira lembrou que, quanto antes o estádio for concluído, melhor, pois antes do Mundial teremos amistosos da Seleção Brasileira e a disputa da Copa das Confederações, em 2013’.

O que é confirmado, porém, é que existe uma mobilização pela logística de vias de acesso para um novo palco da Copa. ‘Como temos um prazo até 2 de setembro para apresentação dos projetos, com intuito de receber os repasses da Caixa, diversas secretarias participaram de uma reunião no Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba)’, disse o secretário de governo para assuntos da Copa, Algaci Túlio.

O novo estádio atenderia Coritiba e Paraná Clube. Diretores dos clubes afirmaram que não receberam nenhum contato por parte da comitiva da Copa. Porém, se dizem interessados. O Coxa daria o Couto Pereira como contrapartida.