Emirados Árabes

Vettel vence em Abu Dhabi e conquista o mundial de F1

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, venceu neste domingo (14) o GP de Abu Dhabi e se tornou o mais jovem corredor a faturar o mundial de pilotos da Fórmula 1. O pódio foi completado pelos dois pilotos da McLaren. Hamilton em segundo e Button em terceiro.

Fernando Alonso, da Ferrari, que precisava chegar em quarto para ser campeão, chegou apenas na sétima posição. Ficando quatro pontos atrás de Vettel no mundial de pilotos, que fechou a temporada com 256 pontos.

A prova

Logo após a largada, Schumacher, da Mercedes, rodou na pista e foi atingido pela Force India de Vitantonio Liuzzi. O safety car entrou em cena e, após a relargada, Vettel consolidou a liderança.

Na 10.ª volta, Alonso ainda seria o campeão do mundial de pilotos, mas, aos poucos, ele viu o mundial escapar de suas mãos. Após a troca de pneus na volta 16, Alonso não conseguiu ultrapassar o russo Vitaly Petrov, da Renault. Enquanto isso, seus adversários na briga pelo título voavam na ponta.

Vettel só deixou a liderança da prova quando foi para os boxes e voltou atrás de Button. Mas quando o inglês foi para os boxes, o alemão retomou a liderança.

No final da prova, os pilotos cumprimentaram Vettel pelo campeonato. Somente Alonso o ignorou e ainda reclamou com Petrov por tê-lo segurado na pista e impedido sua conquista do título.

Os brasileiros mais uma vez estiveram atrás. Felipe Massa ficou na décima posição. Rubens Barrichello foi o 12.º. Lucas di Grassi terminou em 18.º, seguido de Bruno Senna em 19.º.

Classificação do GP de Abu Dhabi

1. Sebastian Vettel – Red Bull
2. Lewis Hamilton – McLaren
3. Jenson Button – McLaren
4. Nico Rosberg – Mercedes
5. Robert Kubica – Renault
6. Vitaly Petrov – Renault
7. Fernando Alonso – Ferrari
8. Mark Webber – Red Bull
9. Jaime Alguersuari – Toro Rosso
10. Felipe Massa – Ferrari
11. Nick Heidfeld – Sauber
12. Rubens Barrichello – Williams
13. Adrian Sutil – Force India
14. Kamui Kobayashi – Sauber
15. Sebastien Buemi – Toro Rosso
16. Nico Hulkenberg – Williams
17. Heikki Kovalainen – Lotus
18. Lucas di Grassi – Virgin
19. Bruno Senna – Hispania
20. Christian Klien – Hispania
21. Jarno Trulli – Lotus

Não completaram a prova

Timo Glock – Virgin
Michael Schumacher – Mercedes
Vitantonio Liuzzi – Force India