Vandinho deve ser a novidade do Paraná Clube em Recife

Um desfalque de última hora fez o técnico Pintado alterar a equipe do Paraná Clube para o jogo frente ao Náutico, amanhã, em Recife. O meia Joelson bem que tentou, mas acabou vetado pelo departamento médico após o treino, abrindo espaço para Vandinho. Já utilizado pela comissão técnica na reta final das duas últimas partidas, o meia-atacante terá sua primeira chance como titular. E avisa: ?estou entrando para não mais sair do time?.

Pintado pretendia não processar mudanças, apostando na continuidade para impor seu padrão de jogo ao Tricolor. Mas, mesmo diante do imprevisto, optou por não lamentar ausências. ?Temos opções para todos os setores. Quem fica fora, dá brecha, pois a concorrência é grande?, avisou o técnico paranista. Além de Vandinho, tinha como alternativas para o meio-de-campo os armadores Renan e Éverton, mas optou por Vandinho.

?Com ele, o time será ainda mais agressivo. É um jogador que prende bem a bola e dá dinâmica à equipe?, comentou Pintado.

O objetivo é repetir no Nordeste o que se viu no coletivo de quarta-feira. No treino, Vandinho mostrou boa mobilidade e entrosamento com a dupla de ataque, em especial Josiel. Com tabelas rápidas, os dois trocaram seguidamente de posição, abrindo espaços para chutes a gol. Uma ofensividade que Pintado não abre mão.

O técnico quer o Paraná com um mesmo padrão de jogo, atuando em casa ou fora. ?Hoje em dia, o empate vale muito pouco. Temos que jogar para vencer, mesmo na casa do inimigo?, disse Pintado. Para isso, aposta no 3-5-2, tendo no ?armador? da equipe um terceiro atacante quando em posse de bola. ?Atacamos sempre com três jogadores agudos, sem contar com o apoio dos alas?, confirmou Pintado.

Com essa postura, quer tirar proveito de uma possível ansiedade do Náutico, que busca a reabilitação em seus domínios. ?Analisar o adversário é importante e sabemos qual é o comportamento do Náutico. Mas, quero meu time ditando o ritmo, tocando a bola com precisão e tranqüilidade?, confirmou. Num comparativo com o rendimento apresentado frente ao São Paulo, o objetivo é adiantar as linhas de marcação.

?Nos posicionamos muito atrás e isso dificultou as ações ofensivas?, admitiu Pintado. ?É claro que o adversário vai tentar nos empurrar para o nosso campo, mas temos que saber sair dessa armadilha?. Tentando melhorar a movimentação da equipe, o treinador vem intensificando treinos em campo reduzido, buscando qualificar o passe e a aproximação dos setores. ?É uma competição longa e é importante ficar nas primeiras colocações, somando pontos a cada rodada?, finalizou o comandante tricolor.

Louco pra mostrar serviço

Vandinho não esconde a ansiedade. Último reforço do clube para a disputa do Brasileirão – e talvez a maior aposta do diretor de futebol Durval Lara Ribeiro – o meia-atacante terá amanhã a sua primeira oportunidade entre os titulares. Se os treinamentos forem uma amostra do que pode fazer, o Paraná tende a ganhar ainda mais força ofensiva. ?Quero mostrar meu potencial para o torcedor. E isso, a gente consegue com vitórias, com gols?, disse o jogador de 26 anos.

Formado nas categorias de base do União Bandeirante, do interior paranaense, Vandinho sabe que essa é a grande oportunidade de sua carreira e promete não desperdiçá-la. ?Fico triste pela contusão do Joelson. Mas estou confiante e estou entrando para ganhar a vaga?, avisou. Nos jogos contra Cruzeiro (pouco mais de 20 minutos em campo) e São Paulo (quase 30 minutos em ação), Vandinho mostrou ser um jogador versátil e capaz de realizar a dupla função que pede Pintado.

?Ali no meio, tenho que marcar forte. Mas, sempre procurando a aproximação aos atacantes?, explicou Vandinho. ?O Pintado conhece minhas características e não vou decepcionar. Com muita vontade espero me sobressair nesse jogo?, disse. Na visão do treinador, com Vandinho o Paraná terá um maior volume de tabelas entre os jogadores de frente.

?Meu estilo de jogo é assim. Buscando a troca de passes e com uma infiltração na direção do gol?, lembrou o atacante. Um estilo que fez de Vandinho, muitas vezes, artilheiro nos times em que passou. ?Procuro o toque, a assistência. Mas, tenho um bom aproveitamento nas finalizações. Seria muito bom marcar essa primeira partida como titular com um golzinho?, disparou Vandinho.

Voltar ao topo