Uruguai deve decidir sede física para Parlasul

Argentina e Paraguai solicitaram ao Uruguai um informe sobre os avanços na definição de uma sede física para o Parlamento do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o Parlasul, formado pelos três países e o pelo Brasil, além da Venezuela, que está em processo de incorporação definitiva ao bloco.

O ex-presidente do Parlasul, Roberto Conde, disse ao jornal espanhol El País que os representantes uruguaios planejam reunir-se com o chanceler Gonzalo Fernández para avaliar a definição de um edifício para a sede.

Segundo Conde, a sede do Parlasul, criado em 2006 com sede permanente em Montevidéu, deve ser definida pelo Executivo, integrado por 90 legisladores dos países membros.

A atual formação do Parlasul atuará até o dia 31 de dezembro de 2010 e, a partir de 2011, serão eleitos novos representantes para cada país, cujos números variarão em função da população de cada Estado.

O Parlamento do Mercosul reúne-se mensalmente e recebe o chanceler do país que ocupa a presidência do bloco na ocasião, atualmente, o argentino Jorge Taiana.

Voltar ao topo