Vergonhoso

Trio de Ferro fracassa na tentativa de levar público aos estádios

Torcedores de Coritiba, Paraná Clube e Atlético até chegaram a fazer bonitas festas nos estádios, mas isso tem sido exceção. Fotos: Albari Rosa, Marcelo Andrade e Albari Rosa

O mau momento que vive o futebol paranaense está impactando diretamente na média de público nos estádios. Torcedores de Atlético, Coritiba e Paraná Clube não se sentem atraídos a irem aos jogos de seus times. É o que pode ser entendido quando vemos o número de pagantes do Trio de Ferro na temporada.

Atualmente, Rubro-Negro e Tricolor estão na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, enquanto o Alviverde vem tendo dificuldades para chegar ao G4 da Série B. Com uma média de ocupação de 24% da Arena da Baixada, os atleticanos são os melhores paranaenses, mas estão apenas na 16ª posição no ranking nacional. O Coxa está em 25º e o time paranista é o 28º.

Para se ter uma ideia, os três estão bem abaixo até do Remo, que mesmo disputando a Série C, está entre os dez melhores públicos do Brasil, com média de 12.716 pessoas por jogo.

Em 18 partidas realizadas no ano na Arena da Baixada, foram vendidos um total de 178.744 ingressos, o que dá uma média geral de 9.930 pessoas por jogo. A partida que mais levou torcedores ao estádio atleticano foi o clássico com o Coritiba, no dia 8 de abril, pela final do Campeonato Paranaense. Na ocasião, 23.581 pagantes foram até o palco da grande final.

O Furacão é o único time paranaense que segue na Copa do Brasil e está na disputa da Copa Sul-Americana, porém, mesmo assim os jogos dessas competições não atraíram o torcedor. Contra o Newell‘s Old Boys, por exemplo, o público foi de apenas 10.158 pagantes.

O Coritiba tem uma ocupação de 16% do Couto Pereira neste ano. Em 13 partidas realizadas no Alto da Glória, foram 84.430 ingressos vendidos, o que dá uma média de 6.494 pessoas a cada jogo. O duelo que mais levou público ao estádio foi o clássico com o Atlético, no dia 4 de fevereiro. Pagaram ingresso 13.184 pessoas.

O Paraná Clube tem a melhor média de ocupação entre os três da capital. Proporcionalmente, levou mais público que todos no estádio, com 33% de lotação da Vila Capanema. No total, porém, foram 56.628 ingressos vendidos em dez partidas com mando do time, o que dá, no total, 5.662 pagantes. O jogo que mais levou público ao Durival Britto foi o da volta do time à Série A, no dia 22 de abril, no confronto contra o Corinthians, em que perdeu por 4×0. Foram 15.714 pagantes.

Outros paranaense no ranking são o Operário, que disputa a Série C e ocupa a 45ª colocação, com 2.398 pagantes por partida, enquanto o Londrina está em 48º, com 1.775 pessoas em média.