Tonico Xavier é o novo gerente de futebol do Coxa

A nova diretoria do Coritiba apresentou ontem o homem que vai dirigir o futebol do clube em 2008. Antônio Carlos Xavier, o Tonico, está de volta ao Coxa. Oficialmente, ele assume seu cargo de gerente de futebol no dia 2 de janeiro, com os dirigentes eleitos no último domingo. Mas o trabalho já começou e Tonico deve confirmar hoje a contratação do técnico Dorival Júnior.

O retorno de Tonico Xavier é mais um capítulo de uma história que começou há quase 40 anos. Ele trabalhou no Coritiba pela primeira vez em 1968 e esta é sua quinta passagem pelo Alto da Glória. Em 1988, montou a base do time que fez a alegria da galera no ano seguinte com craques como Tostão, Chicão e Carlos Alberto Dias.

Seu último período no futebol alviverde foi em 1992, sob a administração de Evangelino da Costa Neves. Oportunidades para voltar, Tonico garante que não faltaram. Mas só este ano ele decidiu aceitar o convite do advogado Domingos Moro para compor sua chapa, para a disputa das últimas eleições.

Nem a derrota de Moro nas urnas impediu o retorno de Tonico, que topou trabalhar com o grupo do presidente Jair Cirino dos Santos. ?Ele vai ser o homem responsável diretamente pela bola. Nós dois trabalharemos juntos, mas é ele quem estará presente no dia-a-dia?, diz Edson Mauad, que será o novo diretor de futebol do Coxa.

A primeira tarefa do novo gerente é a contratação de um treinador para substituir René Simões, que deixou o clube após a conquista da Série B do Brasileiro. Missão que deve ser cumprida hoje. ?Já conversamos e o Dorival Júnior se mostrou muito receptivo e interessado. Hoje vou conversar com o representante dele e há uma grande possibilidade de um acerto?, confirma Tonico. Se a vinda de um novo técnico já está encaminhada, a montagem do elenco é um trabalho que está apenas começando. Tonico não quis falar sobre a situação de alguns jogadores que estão em final de contrato e já teriam acertado sua permanência com o atual coordenador João Carlos Vialle. ?Estou chegando agora e há apenas uma hora tive o primeiro contato com o Vialle. Preciso de mais um ou dois dias para avaliar o que está acontecendo no futebol do clube?, conclui.

Mauad promete um presentão pra torcida

A volta de Alex para o Coritiba ainda é um sonho distante, mas o craque pode ajudar a nova diretoria na contratação de um ?grande presente? para a torcida. Segundo o novo diretor de futebol, Edison Mauad, a galera terá uma grande surpresa, ainda em 2008.

Mauad é sogro de Alex. Parentesco que, durante a campanha eleitoral no Coxa, foi usado para levantar a possibilidade de o meia voltar a jogar no Alto da Glória, como parte das comemorações do centenário do clube, em 2009. Amanhã, Mauad tem passagem marcada para a Turquia, onde vai se encontrar com o genro, que joga pelo Fenerbahçe.

Mesmo sem voltar para o Coxa, Alex pode contribuir com a nova administração. ?Ele está em plena atividade e o problema dele é jogar bola. Mas com certeza vai nos ajudar, nos apresentando e abrindo alguns caminhos. Mais do que isso ele nem pode fazer?, diz Mauad.

As boas relações do craque podem auxiliar o Coritiba na montagem do elenco para 2008. ?Com certeza, pelo fato do Alex ser jogador do Figger (Juan, empresário uruguaio), isso vai abrir portas para nós. Isso é um assunto que ainda vamos conversar com o Tonico Xavier, pois pretendemos dar um grande presente à torcida?, afirma Mauad.

Mas que presente seria esse? ?Com certeza é jogador. A torcida quer um bom time e, para isso, precisamos de grandes jogadores?, garante Mauad, que promete novidades ainda no ano que vem. ?Nós queremos dar esse presente ainda em 2008, para entrar no ano do centenário com a corda toda?, avisa.

Coxa escapa de punição

O Coritiba conseguiu se livrar de mais uma ameaça de jogar sem a força da torcida. No Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Coxa foi absolvido ontem pelos incidentes no jogo contra o Marília, no último dia 16 de novembro. Assim, o clube está livre de uma punição que poderia chegar até a três jogos com os portões fechados.

A partida contra o Marília ficou marcada pelo grande público que compareceu ao Alto da Glória e por uma imensa confusão na saída do estádio, quando torcedores e policiais militares entraram em confronto. Na ocasião, o clube vendeu mais de 38 mil ingressos, quando a capacidade do Couto Pereira, liberada pelo Corpo de Bombeiros, é de pouco mais de 35 mil pessoas.

Por esses incidentes, o clube foi denunciado no STJD, com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Porém, o advogado Fernando Barrionuevo conseguiu convencer os auditores do STJD da inocência do Coxa e o clube foi absolvido por unanimidade.

Gionédis vai. Cirino e companhia entram em cena

Valquir Aureliano
Gomyde, um dos novos cabeças, acredita num timaço para 2008.

Após a acirrada disputa eleitoral, a diretoria eleita do Coxa se reuniu ontem pela primeira vez com o atual presidente, Giovani Gionédis. Um encontro que serviu para mostrar aos novos diretores qual a real situação financeira e administrativa do clube.

Poucas informações sobre o encontro foram divulgadas para o público. ?Foi uma reunião para discutir com o Vialle a condição contratual dos atletas e com o Gionédis a questão financeira. Estamos em época de levantamento de dados para fazer uma análise antes de um pronunciamento oficial?, diz Ricardo Gomyde, conselheiro do Coxa e presidente da Paraná Esportes.

Segundo Gomyde, a briga pelo voto dos sócios não deixou rusgas entre a antiga e a nova diretoria. ?O clima foi muito fraternal. O Gionédis está disposto a fazer uma transição harmônica?, garante.

Mesmo sem revelar dados sobre a situação financeira, Gomyde está otimista com o futuro do Coxa. ?O Coritiba voltou à Séria A e teremos toda a condição de montar um bom time. Vamos fazer o possível para oferecer as condições financeiras ao Mauad e ao Tonico?, promete.

Gomyde, que faz parte do conselho de administração eleito no domingo, deve ocupar função ligada ao futebol. ?Estamos com um projeto de formar novas lideranças e administradores. Devo trabalhar junto ao Tonico e ao Mauad?, revela.

A nova diretoria coxa assume em 2 de janeiro. A cerimônia de posse está marcada para as 19h, no espaço Belfort Duarte, entrada das sociais do Couto Pereira.

Voltar ao topo