Timãozinho e Tubarão se classificam na Série D

A torcida continua pequena e a pressão não chega a ser das maiores, mas o Corinthians-PR se aproveitou mais uma vez do fator campo para garantir a classificação para a 2.ª fase da Série D do Brasileirão. Na estreia do técnico Sandro Forner, o ex-Jotinha bateu o Pelotas-RS por 3 a 1, ontem, e chegou à terceira vitória em três jogos no Janguito Malucelli.

Na próxima fase, o Timãozinho pega a Chapecoense-SC. O confronto eliminatório começa no próximo final de semana, no Janguitão. Quem passar fica entre os dez primeiros da 4.ª Divisão, que distribui quatro vagas à Série C.

A vitória tornou-se essencial para a classificação do Timãozinho, uma vez que o Brusque-SC, concorrente à vaga, derrotou o São José-RS no outro jogo do grupo 10, em Porto Alegre, por 4 a 2. Assim, o Zequinha terminou em primeiro com 12 pontos, o Corinthians-PR ficou com 11 e o Brusque, eliminado, somou 10.

O jogo

Diante de 186 torcedores, o Timãozinho abriu o placar com o volante Ronaldo, aos 37 do 1º tempo. Aos 9 da segunda etapa, Roger Vieira cobrou falta da intermediária para o Pelotas, que jogava somente com reservas – os titulares foram poupados para a fase final da Segundona gaúcha. A bola cruzou a área, quicou e enganou o goleiro Colombo: 1 a 1.

A esta altura o Brusque já derrotava o São José, resultado que eliminava o Timãozinho. O time da casa teve que ir à frente e obteve sucesso: após cruzamento de André, Jimmy tentou tirar e fez contra, aos 22. O árbitro deu o gol para André.

O Pelotas chegou a assustar em alguns lances, mas um gol do atacante Cristiano, aos 39, selou o placar de 3 a 1 e a vaga do Corinthinha.

Os outros 10

O Brasileiro da Série D conheceu os outros 10 classificados para a 2.ª fase, ontem, quando foi disputada a 6.ª e última rodada da fase. São Raimundo-PA, Cristal-AP, Ferroviário-CE, Central-PE, Sergipe-SE, Fluminense-BA, Paulista-SP, Uberlândia-MG, Araguaia-MT, e Brasília-DF garantiram vagas e continuam sonhando com o acesso para a Série C.

Eles se juntam a Nacional-AM, Genus-RO, Macaé-RJ, Chapecoense-SC, Alecrim-RN, Uberaba-MG, Tupi-MG e São José-RS, que já haviam se classificado com antecedência. O destaque negativo ficou por conta da eliminação do Santa Cruz, um dos clubes mais tradicionais do país.