Teste russo antes da Copa

A Seleção Brasileira enfrentará a Rússia em Moscou no dia 1.º de março de 2006. O amistoso foi confirmado ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e será disputado no estádio do Lokomotiv, às 15 horas (horário de Brasília).

A Rússia não se classificou para o Mundial. Ficou em terceiro lugar na chave em que Portugal tem a primeira posição e a Eslováquia, a segunda, o que a levou a disputar a repescagem contra a Espanha.

Este é o único jogo confirmado até agora para o ano que vem. Carlos Alberto Parreira disse que gostaria de poder disputar pelo menos três amistosos antes da Copa, mas 1.º de março é a única ?data Fifa? prevista no calendário, caso o Brasil jogue em outra data, os clubes europeus não serão obrigados a liberar seus jogadores. A CBF ainda estuda a possibilidade de atender o pedido de Parreira.

Bom teste

Apesar de não ter se classificado para o próximo Mundial, o selecionado russo pode ser considerado como uma força intermediária no continente europeu.

O campeonato nacional, inclusive, conta com a participação de muitos brasileiros, como o zagueiro Géder, ex-Vasco, que atua pelo Saturn, e o atacante Leandro, que disputou o Brasileiro pelo Fluminense, se reapresentará ao Lokomotiv no próximo dia 5.

No último confronto entre as duas seleções, em 1998, melhor para a Brasileira que goleou por 5 a 1, em amistoso realizado em Fortaleza, no Castelão. Os gols da equipe, então dirigida por Vanderlei Luxemburgo, foram marcados por Amoroso (2), Elber, Rivaldo e Marcos Assunção.

Fifa poderá sortear ingressos

Começou ontem a terceira fase da venda de ingressos para a Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Serão mais 250 mil bilhetes vendidos pela internet. Se a demanda for superior à quantidade de ingressos colocados à venda, ocorrerão sorteios. A Fifa informa ainda que a ordem de pedidos dos ingressos não dá preferência na distribuição.

Os pedidos serão aceitos até o dia 15 janeiro.Os sorteios para saber quais torcedores poderão comprar seus respectivos ingressos serão realizados no dia 31 de janeiro.

A nova venda pela Internet será através do site www.fifaworldcup.com e disponibilizará ingressos para todos os jogos, incluindo semifinais e final, e os jogos da Seleção Alemã, exceto para o de abertura, entre Alemanha x Costa Rica, programado para o dia 9 de junho.

Diferentemente da primeira e segunda fases de vendas, quando 80% dos pedidos eram feitos por europeus, sendo 90% deles por alemães, espera-se por um crescimento na procura vinda de outros países, principalmente de Brasil e Argentina. ?Com a divisão das chaves, torcedores de todo mundo poderão comprar entradas para jogos específicos?, disse Horst Schmidt, vice-presidente do Comitê Organizador da Copa.

Uruguai levou a 1.ª Copa do Mundo

Embora o futebol tenha nascido oficialmente em 1904 com a fundação da FIFA, foi só em 1924 e nos Jogos Olímpicos de Paris que o esporte ganhou o mundo. Ali, pela primeira vez, equipes de outros continentes enfrentaram as seleções européias. O torneio foi um sucesso sem igual: 50 mil espectadores estavam presentes na final, que terminou com a vitória do Uruguai sobre a Suíça. No entanto, em 1928, quando muitas nações resolveram não participar dos Jogos Olímpicos de Amsterdã, ficou claro que era a hora de criar um novo torneio específico para este esporte, especialmente devido ao crescimento do futebol profissional.

Em 26 de maio de 1928, em Amsterdã, o congresso da Fifa decidiu que o novo torneio seria realizado em 1930 e estava aberto para todos os países-membros. Em 18 de maio de 1929, o congresso de Barcelona votou que o Uruguai seria a primeira nação a sediar uma Copa do Mundo da Fifa.

Crise na Europa

A decisão da Fifa de sediar a primeira Copa do Mundo no Uruguai não causou entusiasmo geral, já que a Europa estava passando por uma crise econômica e a participação em um Mundial celebrado em outro continente envolveria uma longa viagem por mar. Além disso, alguns clubes não poderiam contar com seus melhores jogadores durante meses, um problema que ainda existe atualmente.

A organização da primeira edição da Copa do Mundo da Fifa foi bem diferente da atual, pois não houve eliminatórias: as 13 seleções foram convidadas e o sorteio final foi feito quando os times já estavam no Uruguai. Participaram da competição Uruguai, Argentina, Chile, França, México, Iugoslávia, Brasil, Bolívia, Romênia, Peru, Estados Unidos, Paraguai e Bélgica.

O Brasil não passou da primeira fase, ficando em segundo com uma vitória 4 a 0, sobre a Bolívia, e uma derrota, 2 a 1, para a Iugoslávia que se classificou.

A França enfrentou o México no jogo de abertura e venceu por 4 a 1, mas a primeira final foi disputada entre os anfitriões e seus vizinhos argentinos. Após terminar o primeiro tempo perdendo por 2 a 1, o Uruguai virou o jogo e venceu por 4 a 2, conquistando a primeira taça da Copa, que tinha sido projetada pelo escultor francês Abel Lafleur. Fonte: Fifa

Você sabia?

Fortes chuvas atrasaram a construção do Centenário e, por isso, as partidas de abertura da Copa do Uruguai em 1930 foram transferidas para a casa do Peñarol e do Nacional, Pocitos e Parque Central. Agora, o Centenário é conhecido como casa de ambos os times: os dois clubes mais antigos da América do Sul fundados por sul-americanos.

Voltar ao topo