Técnico do Botafogo diminui peso do duelo com Santos

O Botafogo vai assumir a liderança do Campeonato Brasileiro na próxima quarta-feira em caso de vitória sobre o Santos, mas Caio Júnior tenta minimizar a importância da partida. Para ele, o jogo na Vila Belmiro, válido pela 21ª rodada, não pode ser encarado como uma decisão. Assim, ele tenta fazer com que a equipe não entre em campo pressionada.

“Em relação à partida, não podemos ver como decisão, é um crédito. Estamos em cima, com possibilidade de título e liderança, mas não podemos colocar esta carga. É normal o Santos jogar para buscar a vitória, independentemente de ter o Mundial para disputar”, disse.

Apesar disso, Caio Júnior reconheceu que o Botafogo terá uma sequência de partidas decisivas na luta pelo título do Campeonato Brasileiro, contra Santos, Avaí e Cruzeiro. Por isso, o treinador avisou que o jogo de volta com Independiente Santa Fé, na Colômbia, pela Copa Sul-Americana, será deixado em segundo plano.

“A leitura não é só o jogo contra o Santos, mas a sequência. Não é fácil trabalhar no Brasil, com o calendário que temos. Vamos jogar quarta em Santos, viajar quinta e jogar sábado em Florianópolis. Aí, entra o grande dilema. É desumado, quase impossível colocar a mesma equipe na Sul-Americana, terça-feira. Temos que investir no Campeonato Brasileiro, é a grande chance do clube nesses 16 anos. A equipe vai lá disputar a classificação, fazer tudo para passar, mas esses três jogos, contra Santos, Avaí e Cruzeiro, são decisivos”, disse.

No domingo, o Botafogo derrotou o Atlético Paranaense por 2 a 0, no Engenhão, em duelo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar do triunfo, a partida foi tensa, o que foi encarado com naturalidade por Caio Júnior. Para o técnico, a situação se repetirá na reta final do torneio.

“É normal a partir de agora os jogos serem assim, pela carga emocional. Tem equipe na zona de rebaixamento e outra na de Libertadores e título, é uma decisão. Como não saiu o segundo gol no primeiro tempo, o jogo ficou perigoso. Mas foi uma partida administrada, não tivemos risco. Foram situações esporádicas. Talvez tenha faltado um pouco mais de tranquilidade para executar a jogada final”, disse.

Para Caio Júnior, o Botafogo vem tendo sucesso no Campeonato Brasileiro por ter vários líderes no seu elenco. “É muito importante ter liderança e temos várias diferentes. Loco Abreu é uma delas. Lembro do jogo contra o Corinthians, Renato tomou a palavra. É um jogador que não fala muito, tem liderança por futebol e atitudes. Estamos muito unidos, voltados para objetivo final, que é ser campeão”, comentou.

O treinador, porém, lamentou a perda de Renato, que vai cumprir suspensão automática contra o Santos. “Perdemos o Renato, queria lamentar a forma como foi. Nós que estamos no futebol temos que enaltecer quem joga limpo. Ele tinha história sensacional e houve uma coisa absurda. O que vale na interpretação é a intenção, não podia dar amarelo. Lamento, porque é jogador que dá nível alto e não o teremos”.

Após derrotar o Atlético Paranaense por 2 a 0, o Botafogo está em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com 52 pontos, dois a menos do que Corinthians e Vasco, que serão ultrapassados em caso de vitória sobre o Santos na quarta-feira.