Com o olho na taça

Taça da Copa vira o centro das atenções ao passar por Curitiba

Curitiba foi a sexta escala no Brasil do tour do troféu da Copa do Mundo, que será o objeto mais cobiçado pelas 32 seleções que iniciam a disputa do Mundial a partir do dia 12 de junho. Apresentada pelo ex-jogador da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Torres, a taça foi o centro da atenção de milhares de pessoas que estiveram no Park Shopping Barigui no último sábado. Entretanto, o capitão do tri não repetiu o gesto da Copa de 1970, apenas beijou a taça e afirmou, que em 2014, a tarefa estará a cargo do zagueiro Thiago Silva, capitão do selecionado brasileiro.

“Estou tendo a oportunidade de mostrar para o povo essa taça, que tive a sorte de erguer como capitão da Copa do Mundo de 70 e que, se Deus quiser, o Thiago Silva vai receber neste ano. Não que eu me recuse a erguer a taça, mas que o momento é de outro jogador. Posso segurar e beijar apenas. Estou torcendo para o Brasil ganhar a Copa e vou deixar essa tarefa para o Thiago Silva”, frisou Carlos Alberto Torres, que era o único presente no evento autorizado pela Fifa a tocar na taça.

Durante a visita, falar sobre a Seleção Brasileira e sobre os principais concorrentes da equipe comandada pelo técnico Luis Felipe Scolari foi inevitável. O capitão do tri, Carlos Alberto Torres, que por causa de uma torção no joelho sofrida durante um jogo de futebol, no Rio de Janeiro, tinha dificuldades de locomoção, acredita que o Brasil, apesar de não ter jogadores tão experientes, poderá chegar pelo menos na final da Copa do Mundo.

“Nossa seleção é boa e a pressão de jogar no Brasil e a inexperiência serão grandes adversários do Brasil. Temos grandes condições de chegar pelo menos na final. Não devemos ter grandes surpresas na convocação do Felipão e, durante o Mundial, teremos sempre quatro ou cinco seleções que sempre se apresentam como concorrentes do Brasil. Argentina,Alemanha, Itália, Alemanha e Espanha sempre vão brigar.Mas ninguém está falando na Bélgica.Acredito que eles podem surpreender”, apostou o capitão do tri.

Na companhia de Carlos Alberto Torres estavam os grandes nomes da dupla Atletiba na passagem da taça da Copa do Mundo por Curitiba. Nilson Borges representando o Furacão e Dirceu Krueger o Alviverde, na esteira do capitão do tri, também esperam uma grande participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Brasil.

“Espero que tudo ocorra bem, que a Copa do Mundo seja um espetáculo e que o Brasil seja campeão. Acredito que chegaremos na final e nossos principais concorrentes serão Argentina, Espanha,Portugal e Alemanha. Na Copa sempre aparecem surpresas, mas estou botando fé na nossa Seleção”, disse Nilson Borges. “O Brasil tem qualidade e a Seleção tem elementos de muita qualidade. Com certeza nós sairemos com mais um título. A expectativa para a conquista de mais um troféu é muito grande por parte de todos os brasileiros e esperamos, de verdade, que isso possa acontecer”, acrescentou Krueger.

De todas as idades, o público que passou pelo Park Cultural do Park Shopping Barigui durante todo o dia pôde ver de perto e tirar uma foto ao lado da tão cobiçada taça da Copa do Mundo. Ainda no pavilhão, estava a disposição uma exposição com as bolas de todos os Mundiais e ainda um filme de 15 minutos sobre a história das Copas. No mini-parque montado do lado de fora, crianças e adultos puderam se divertir com as diversas atrações disponibilizadas pelos organizadores do evento, que esteve ontem e hoje em Florianópolis, e amanhã estará em Campo Grande.

“Essa exposição da taça é muito importante. Eu, com 50 anos, que nunca vi e estou tendo a oportunidade, foi muito bom. Ver esse troféu foi emocionante e espero que ele não saia do Brasil. Vai ser difícil, suado, mas vai dar Brasil”, disse o comerciante Jairo Alves, que trouxe seu filho de apenas 9 anos p,ara acompanhar a exposição. “É importante para as crianças, culturamente falando, para que elas cresçam com esse sentimento de patriotismo”, acrescentou o professor de história, Douglas Santos.