Se for para a Libertadores, Atlético disputará jogos na Vila

A Vila Capanema pode voltar a receber jogos internacionais em 2014. Com o Atlético cada vez mais próximo de garantir vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o estádio, consequentemente, seria a casa rubro-negra – pelo menos na primeira parte da competição.

Como a pretensão do Atlético é inaugurar a Arena no dia 26 de março, apesar de no dia 26 de janeiro estar programado um evento-teste no local, o clube terá que utilizar o estádio do Paraná Clube nos três primeiros meses da próxima temporada, o que envolve o Campeonato Paranaense e também boa parte da Libertadores.

Em 2014, o torneio continental começa no dia 29 de janeiro, com a primeira fase, chamada de pré-Libertadores. Caso o Atlético não conquiste a Copa do Brasil e termine em terceiro ou quarto lugar no Campeonato Brasileiro, terá que disputar esta fase da competição.

Na segunda fase – a de grupos -, que começa em fevereiro, o Furacão ainda teria que jogar mais algumas partidas na Vila Capanema, antes de reestrear a Arena. Até 26 de março, acontecem quatro rodadas desta etapa da Libertadores. Assim, supostamente, o clube só atuaria na sua casa a partir da quinta rodada, o que somaria uma ou duas partidas desta fase e todas das oitavas de final em diante, conforme o Rubro-negro for avançando. As finais serão disputadas nos dias 7 e 13 de agosto.

O acordo entre Paraná Clube e Atlético pelo empréstimo do Durival Britto é válido até o final do Campeonato Paranaense, que no ano que vem vai até o dia 13 de abril – 18 dias após a reinauguração prevista para a Arena. Desta forma, se o Furacão confirmar seu passaporte à Libertadores, já tem garantido um lugar para jogar.

O único empecilho que poderia ser encontrado é a capacidade do local. Oficialmente, a Vila comporta aproximadamente 17 mil pessoas. No entanto, o regulamento da Libertadores exige uma capacidade mínima de 20 mil lugares até as semifinais – para a final, a exigência é de 40 mil. Porém, a própria Conmebol abre exceções. Entre elas, a de que um time pode utilizar um estádio para menos de 20 mil espectadores, desde que se comprove que o local reúne todas as condições de segurança e conforto.

Em anos anteriores da Libertadores, vários estádios que comportam menos que 17 mil torcedores foram utilizados. Alguns, não podendo receber nem 12 mil espectadores. No Brasil, uma dessas exceções é a Vila Belmiro, do Santos, que comporta 16.798 pessoas.

Histórico

A última vez que a Vila Capanema recebeu um jogo da Libertadores foi no dia 3 de maio de 2007, quando o Tricolor perdeu por 2 x 1 para o Libertad, do Paraguai, pelas oitavas de final. No jogo de volta, o time paranista ficou no 1 x 1 e acabou eliminado.

Aquele ano, inclusive, foi o último em que uma equipe paranaense disputou a principal competição da América do Sul. Se o Rubro-Negro conquistar a classificação, será a sua quarta participação e a sétima de um clube do Estado. Além do Atlético, que participou em 2000, 2002 e 2005, e do Paraná, em 2007, o Coritiba foi o outro representante paranaense, em 1986 e 2004.