São Paulo e Figueirense se enfrentam e miram líderes

Dois jogos abrem hoje a oitava rodada da Série A do Brasileiro. Em uma partida, a preocupação é encostar nos líderes, já na outra, fugir da zona de rebaixamento. Excepcionalmente, os jogos acontecem nesta quinta devido à disputa da Copa América. A rodada estará completa no sábado.

Mais uma vez, o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, não conseguirá repetir o time da partida anterior. Desta vez, contra o Figueirense, às 20h30, em Florianópolis, não terá Hugo e André Dias, suspensos

Para não colocar em risco o desempenho da melhor defesa do Brasileiro – somente dois gols sofridos, assim como o Corinthians -, Edcarlos será a novidade ao lado de Breno e Miranda. "Isso não muda em nada. Todos os zagueiros do São Paulo são de excelente qualidade", garante Breno, de 17 anos, cheio de confiança após se destacar no clássico.

Mesmo atuando fora de casa, o São Paulo quer a vitória para ficar a apenas um ponto do líder Botafogo depois de duas vitórias consecutivas, sobre Vasco e Santos.

"Um time de alto padrão como o do São Paulo só pode jogar um futebol de alto nível. As coisas estão começando a encaixar, a entrar nos eixos. Mas se o resultado não ajudar, a pressão vai continuar", disse o atacante Dagoberto.

Apesar de ser o 11º colocado, o Figueirense também pensa em vencer para ficar próximo aos líderes. Se bater o São Paulo hoje o clube passará a ter os mesmos 13 pontos do São Paulo.

Os dois laterais titulares do time catarinense estarão fora: Ruy está machucado e André Santos cumprirá suspensão. Para o lugar de Ruy, no lado direito, o técnico Mário Sérgio deve improvisar o volante Anderson Luiz. Mesma medida ele deve tomar no lado esquerdo, onde Cleiton Xavier e Diogo disputam a vaga de André Santos.

Apesar dos desfalques, Mário Sérgio mostra confiança no grupo. "Nossa maior preocupação não são nossos desfalques, mas sim a qualidade do adversário. Mas vamos para cima deles, porque sabemos o que uma vitória em cima do São Paulo pode trazer para o grupo.

No outro jogo desta noite, às 20h30, na Ilha do Retiro, a preocupação é extremamente oposta: Sport e Náutico ocupam a antepenúltima e a penúltima colocações na classificação e precisam vencer para evitar a incômoda lanterna da competição, caso o América de Natal vença a partida contra o Goiás, no sábado.

A partida ganhou ares de "guerra". Oficialmente, as comissões técnicas das duas equipes tentam minimizar. Mas o clima entre os jogadores deixa claro as cobranças sofridas por ambos os lados. Mais do que nunca alvo de cobranças, os atacantes Carlinhos Bala (Sport) e Kuki (Náutico) não conseguem disfarçar o incômodo do enfrentamento das equipes rivais nas atuais condições da competição. Se no campeonato local Bala e Kuki são destaques, no Brasileiro a dupla não decolou.

O Sport, cujo técnico Geninho fará seu primeiro jogo na Ilha do Retiro, ainda não definiu o esquema tático para a "batalha". Na última terça-feira, no primeiro coletivo após a derrota contra o Paraná (no sábado), Geninho sacou o volante Bia e colocou o atacante Vitor Hugo no seu lugar.

Já o adversário depende de uma boa atuação para manter o técnico Paulo César Gusmão, ameaçado depois da derrota por 2 a 0 para o Goiás.

Voltar ao topo