São Paulo derrota Santos com dois gols de Washington

O São Paulo respira de novo no Campeonato Brasileiro. Ao vencer o clássico contra o Santos por 2 a 1 neste domingo, com dois gols de Washington, o time chegou aos 14 pontos na classificação, igualando o rival santista, e espantando momentaneamente a crise pela falta de vitórias, que agora ronda o Santos.

As duas equipes continuam com o mesmo tipo de problema para os próximos dias: melhorar ofensivamente e corrigir o posicionamento na marcação. Foi assim que os quase 11 mil torcedores que enfrentaram o frio e o tempo nublado para ir ao Estádio do Morumbi viram os dois times em campo, num jogo bastante corrido e com excesso de passes errados.

Os lances que definiram a vitória serviram para encerrar outros jejuns. Com os dois gols, Washington chegou a três na Brasileirão, e volta a balançar a rede após seis jogos sem marcar – o último havia sido na vitória são-paulina por 3 a 0 sobre o Cruzeiro. E Dagoberto garantiu sua sétima assistência no time. Já Roni fez seu primeiro gol pelo Santos na competição.

FESTA NAS FALHAS – Graças a essas pequenas – mas importantes – falhas que saíram os gols dos dois times. Washington fez 1 a 0 para o São Paulo aos 44 minutos do primeiro tempo, aproveitando cruzamento de Dagoberto, da esquerda, num desvio de cabeça, pegando Douglas no meio do caminho. Ele chorou bastante, beijou Dagoberto e ainda abraçou o técnico Ricardo Gomes.

A emoção do atacante são-paulino durou pouco. O Santos foi para o ataque e Germano cruzou da esquerda para Roni: o atacante se esticou na área para desviar a bola e marcar o gol de empate.

As reclamações do técnico Serginho Chulapa com seu time – chegou a discutir com o zagueiro Astorga na saída de campo – não surtiram efeito no segundo tempo. Logo aos quatro minutos o São Paulo fez 2 a 1. Dagoberto recebeu na área sozinho e chutou, mas Douglas defendeu e deu rebote, que o atacante bateu para fazer o segundo gol são-paulino no clássico.

A pressão do Santos daí em diante até o final do jogo não resultou em nada para os visitantes, mesmo com as alterações promovidas por Chulapa. Agora, os santistas esperam pela apresentação do técnico Vanderlei Luxemburgo, que chega à Vila Belmiro nesta segunda-feira.

Pela 13.ª rodada do Brasileirão, ambas as equipes estarão em campo nesta quarta-feira. O São Paulo pega o Internacional em Porto Alegre, às 21h50, e o Santos joga contra o Atlético Paranaense, às 21 horas, na Vila Belmiro.

Ficha Técnica:

São Paulo 2 x 1 Santos

São Paulo – Bosco; André Dias, Renato Silva e Miranda; Jean, Richarlyson, Hernanes (Eduardo Costa), Marlos (Arouca) e Junior Cesar; Dagoberto (Oscar) e Washington. Técnico: Ricardo Gomes.

Santos – Douglas; Luizinho, Domingos, Astorga e Léo; Roberto Brum, Germano, Pará (Felipe Azevedo), Paulo Henrique Ganso (Neymar) e Madson; Roni (Tiago Luís). Técnico: Serginho Chulapa (interino).

Gols – Washington, aos 44, e Roni, aos 46 minutos do primeiro tempo; Washington, aos cinco minutos do segundo tempo.

Árbitro – José Henrique de Carvalho (SP).

Cartões amarelos – Junior Cesar, Dagoberto e Renato Silva (São Paulo); Germano e Astorga (Santos).

Renda – R$ 247.895,00.

Público – 10.913 pagantes (10.955 no total).

Local – Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).