Rosberg festeja pole e Hamilton lamenta falha no freio

O clima pós-treino classificatório nos boxes da Mercedes foi de emoções opostas na noite deste sábado. Enquanto Nico Rosberg comemorava a nona pole position da temporada, Lewis Hamilton lamentava a perda da confiança durante a definição do grid do GP dos Estados Unidos, em razão de uma nova falha em seu carro.

Hamilton já havia sofrido com um vazamento hidráulico durante o segundo treino livre, na sexta-feira. A falha impediu que ele permanecesse na pista nos minutos finais da sessão. Neste sábado, o problema aconteceu no freio dianteiro esquerdo. De acordo com o inglês, o freio ficou “travado”.

Preocupado com a falha, ele perdeu ritmo e chegou a levar um segundo do companheiro de Mercedes no Q2, antes de ser superado na briga pela pole. “Não foi dos treinos mais fáceis para mim hoje. Depois que você perde confiança, fica muito difícil”, afirmou. “É uma preocupação para a corrida, mas vou conversar com o pessoal para darmos uma boa olhada no que aconteceu.”

O problema no freio encerrou uma boa sequência de Hamilton. Líder do campeonato, ele liderou os três treinos livres em Austin e vinha em grande ritmo no Q1 da classificação. Enquanto perdia confiança, Rosberg conseguia extrair inesperada performance do seu carro, surpreendendo a todos.

“Junto dos meus engenheiros, encontrarmos um bom acerto para o carro, o que me deixou muito confortável na pista”, disse, ao atribuir o bom ritmo a uma mudança na asa dianteira. “Eu pude forçar bastante em todas as curvas.”

Apesar do resultado deste sábado, Rosberg manteve a cautela. Ele segue 17 pontos atrás do líder e precisa descontar parte destes pontos no domingo para manter as chances de títulos nas duas etapas finais do calendário. “É a corrida que conta. Ainda tem um caminho pela frente.”

Voltar ao topo