Real tenta superar problemas internos para abrir frente

Em meio a problemas de relacionamento entre o técnico José Mourinho e o zagueiro Sergio Ramos, o Real Madrid enfrentará o Ajax nesta quarta-feira, pela segunda rodada do grupo D da Liga dos Campeões, considerado o mais difícil do torneio, em uma semana na qual ainda disputará o clássico contra o Barcelona.

A relação entre treinador e defensor começou a se estremecer na estreia do Real na ‘Champions’, há duas semanas, em que Mourinho deixou Sergio Ramos na reserva na vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid.

O capítulo mais recente aconteceu no último domingo, na goleada por 5 a 1 sobre o Deportivo La Coruña, pelo Campeonato Espanhol. Em solidariedade ao companheiro de time Mesut Özil, que foi muito criticado pelo técnico e substituído por Kaká no intervalo, o zagueiro jogou o segundo tempo com a camisa do meia alemão por baixo da sua.

Özil também foi foi reserva contra o City e voltará a ficar no banco na Amsterdam Arena. Já a escalação de Sergio Ramos é um mistério que só será desvendado minutos antes de a bola rolar. Rafael Varane é o substituto imediato.

O meia Kaká, que estreou no Espanhol no último domingo, foi convocado por Mourinho para enfrentar o Ajax, mas provavelmente ficará no banco de reservas. Por outro lado, o lateral Marcelo será titular.

Pela frente, o Real terá um adversário repleto de desfalques e que estreou perdendo para o Borussia Dortmund. O técnico Frank de Boer já não vinha contando com o volante Eyong Enoh, o meia Nicolai Boilesen e o atacante Kolvein Sigthorsson. A essas baixas, se juntam as do meia Thulani Serero e do atacante Miralem Sulejmani, que se machucaram recentemente.

Ajax e Real Madrid se enfrentaram 11 vezes em competições europeias, com quatro vitórias dos holandeses e cinco dos espanhóis, além de dois empates.

Além dos atuais campeões da Holanda e da Espanha, o grupo D terá outro duelo de vencedores de campeonatos nacionais. O City buscará a primeira vitória na Liga e receberá o Dortmund no estádio Etihad.

Os donos da casa, que na primeira rodada chegaram a estar vencendo o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu, mas sofreram a virada, terão três desfalques importantes. O lateral Maicon, o zagueiro Micah Richards e o volante Jack Rodwell estão fora por lesão.

Por sua vez, o Borussia tenta a segunda vitória na chave e vão para o jogo em Manchester com o moral alto depois de ter goleado o “xará” Mönchengladbach por 5 a 0 no último sábado, pelo Campeonato Alemão, no qual é quarto colocado.

A goleada deixou a impressão de que o técnico Jürgen Klopp enfim vem encontrando uma forma para que Mario Götze e Marco Reus, meias de características parecidas, possam jogar juntos.

Prováveis escalações:.

Ajax: Vermeer; Van Rhijn, Alderweireld, Moisander e Blind; De Jong, Poulsen e Eriksen; Sana, Babel, Boerrigter. Técnico: Frank de Boer.

Real Madrid: Casillas; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos (Varane) e Marcelo; Khedira, Xabi Alonso, Di María e Modric; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: José Mourinho.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia), auxiliado por seus compatriotas Mathias Klasenius e Daniel Wärnmark.

Estádio: Amsterdam Arena.