Rali de Erechim virou festival de quebras

Velocidade máxima nas retas, derrapagens nas curvas e saltos de até 40 metros nas rampas. Nos dois dias de prova do V Rali Internacional de Erecim, carros, pilotos e navegadores foram postos à prova para delírio do público gaúcho. E a emoção durou até a última especial. De forma heróica, o paulista Tino Vianna e o navegador Edu Paula, da Subaru, conquistaram sua quinta vitória consecutiva no Brasileiro de Rali, completnado as últimas duas especiais apenas com a quarta marcha.

“Ficamos receosos com esse problema no câmbio. Ficou complicado pegar as subidas só com a quarta, mas como tínhamos uma vantagem e a prova estava no fim deu para levar”, comentou Vianna.

Com esse resultado, o piloto paulista se isola na liderança da competição nacional, com 20 pontos de vantagem sobre a dupla Edio Fuchter/João Gomes, que tiveram de abandonar a prova com problemas de caixa. As quebras, aliás, transformaram-se na tônica da competição. Já no sábado, apenas vinte carros completaram o percurso. A equipe paranaense Seat Ibiza, por exemplo, voltou pra casa no domingo de manhã, já que seus quatro veículos tiveram problemas. A história se repetiu ontem. Dos vinte carros que largaram, apenas dez terminaram a prova. A dupla formada pelo piloto Luiz Tedesco e pelo navegador Alberto Blanco, favorita ao título sul-americano, foi uma das que ficou pelo caminho. A desistência, motivada por um problema na junta do cabeçote do Fiat Palio, teve um gosto especialmente amargo para Tedesco. Acabando a prova, independente de outros resultados, o catarinense garantiria o título sul-americano da categoria A6, já que seu principal rival, o paraguaio Carlos Bogardo não veio até Erechim. “É uma pena. Quebrar quando você está forçando o motor ao máximo é uma coisa. Mas eu estava vindo tranqüilo e o carro é novo, todo regulado”, explicou o piloto que agora vai tentar garantir o tetracampeonato sul-americano em Puerto Monte, no Chile, em outubro.

O vencedor da etapa sul-americana foi o argentino Caros Malaczuk que teve como navegador Huto Tomas. O campeonato brasileiro tem continuidade em 21 e 22 de setembro em Ouro Branco (MG).

Voltar ao topo