Provocação de Amelli motiva corintianos

Tudo que Geninho precisava para hiper-motivar a sua equipe na guerra que se desenha contra o River Plate veio da boca do ex-são-paulino Amelli. O jogador do River declarou ontem, aos jornalistas de seu país, que a falta de tradição do Corinthians na Copa Libertadores da América deve favorecer ao River Plate no mata-mata entre os dois clubes dia 1.º de maio em Buenos Aires, e no dia 14, em São Paulo.

A entrevista de Amelli ganhou as páginas da internet e chegou ao Parque São Jorge ontem mesmo, pela manhã. A notícia deixou os corintianos furiosos. O técnico Geninho não fez a menor questão de minimizar o assunto. Ao contrário: parecia até satisfeito e vai usar as declarações da Amelli para motivar o seu grupo. “Eles vão ter que provar isso em campo”.

De início, Geninho pensou em não polemizar. Mas, em seguida, acrescentou: “Apesar de o River ter mais tradição, como ele diz foi o Corinthians que fez a melhor campanha na primeira fase. E isso não acontece por acaso”.

Os jogadores também não gostaram do que disse Amelli. O atacante Gil ironizou o zagueiro argentino. “Ele pode falar o que quiser. Mas quando ele estava no São Paulo fiz muitos gols em cima do Amelli. E ele pode ter certeza: vou brigar muito para manter o retrospecto”.

Talvez Amelli não saiba, mas o Corinthians tem um dossiê completo de tudo o que a equipe argentina tem feito na Libertadores e no torneio Clausura é líder ao lado do Boca Junior, estando invicto há 12 rodadas. Seu último jogo foi contra o Rosário Central: vitória de 2 a 0. O Corinthians também enviou Valdir Joaquim de Morais para observar o time argentino em seu penúltimo jogo pela Libertadores, contra o Libertad, no Paraguai. O relatório completo de Valdir já está nas mãos de Geninho desde a semana passada. Óbvio que Valdir não quis fornecer todas as informações sobre o adversário. Para a imprensa, classificou o River como um time bastante perigoso, que marca forte e sai rápido nos contra-ataques.

Junto com esse relatório, Geninho vai mostrar aos jogadores quatro fitas com as principais jogadas do River Plate. Ele ainda só não fez isso porque no domingo o Corinthians enfrenta o Flamengo, pelo brasileiro, e o treinador corintiano quer a reabilitação da equipe. “Vencer o Flamengo nos ajudaria muito em todos os aspectos, inclusive moralmente. Seria um incentivo a mais para nós enfrentarmos o River na quarta-feira”, reconhece o técnico.

Como o time relaxou nos últimos jogos pelo brasileiro, Geninho teve uma conversa séria com os jogadores. Cobrou aplicação, seriedade e vitórias. Os jogadores sentiram o peso de suas palavras e hoje já começaram a prometer mais atitude em campo. “Nós tivemos uma conversa na terça-feira e nossa intenção é retomar o caminho das vitórias porque estamos perdendo pontos preciosos no começo da competição”, diz o atacante Liedson. “Além disso, o astral ficaria maior, teríamos mais confiança para enfrentar o River”.

Voltar ao topo