Portugal implanta filosofia no Atlético e chama Sub-23

Conhecido pelas constantes mudanças nas escalações e por dar oportunidades aos jogadores mais jovens, o técnico Miguel Ángel Portugal, três dias depois de ser apresentado, já começou a implantar sua filosofia de trabalho no Atlético. Com a lentidão da diretoria na contratação de reforços e com menos de 20 dias para a estreia na fase preliminar da Libertadores, o treinador precisou recorrer ao time sub-23, que se prepara para a disputa do Paranaense, e promoveu três jogadores.

Um dos promovidos é o volante Hernani, velho conhecido da torcida. Um dos destaques do time sub-23 que conquistou o vice-campeonato paranaense do ano passado, Hernani chamou a atenção do treinador espanhol e foi convocado para treinar com o grupo principal. O jogador de 19 anos foi emprestado ao Joinville durante a Série B do ano passado e chega um pouco mais experiente para a disputa da competição continental.

Além de Hernani, o treino de ontem apresentou outras duas surpresas. Com a escassez de laterais, Miguel Ángel Portugal recorreu ao jovem lateral-direito Mário Sérgio, que coleciona passagens por Palmeirinha-SP, Pirassununguense-SP e Ferroviária-SP, e que passa a ser o único da posição no time principal. Por fim, o zagueiro Lucas, que chegou ao clube no ano passado, passou a treinar com a equipe que vai disputar a fase preliminar da Libertadores.

Na contramão dos jovens recém-promovidos ao grupo principal, dois atletas que trabalhavam sob o comando de Miguel Ángel Portugal foram preteridos ao time sub-23 e vão disputar o Paranaense. O zagueiro Renato Chaves, de 23 anos, e o volante Juninho, titular em parte do Brasileirão do ano passado, vão dar um pouco mais de experiência ao time de Petkovic na disputa do Estadual. Enquanto o defensor teve poucas oportunidades entre os profissionais do Furacão, Juninho foi peça importante no ano passado. Polivalente, o volante atuou nas duas laterais e participou ao todo de 26 jogos na temporada de 2013.