Pólo do Brasil termina em sétimo no pré-olímpico

Rio – A Croácia foi a grande campeã do Torneio Pré-Olímpico de Pólo Aquático ao derrotar ontem na final a Alemanha, por 6 a 1, nas piscinas de São Januário. Os alemães, grande surpresa da competição ao derrotarem a Rússia na semifinal, pareceram ter sentido a responsabilidade e o cansaço do acúmulo de jogos. A terceira vaga para os Jogos Olímpicos de Atenas ficou com os russos, que venceram a Romênia, por 8 a 4. Já o Brasil ficou com a sétima colocação ao derrotar o Canadá, por 7 a 6, num jogo muito equilibrado.

O goleiro brasileiro André “Pará” Cordeiro foi escolhido o melhor da posição enquanto o croata Igor Hinic o melhor jogador. O artilheiro foi o romeno Cosmin Radu, com 12 gols.

“A posição em que terminamos a competição foi boa para o Brasil, pois a equipe conseguiu o que podia, por causa do amadorismo”, disse o jogador Rafael Murad. Mas o técnico Carlos Carvalho achava que a seleção brasileira poderia ter conseguido uma colocação ainda melhor.

“Fizemos o que era esperado. Só que acho que dava para derrotar a Holanda e jogar com a Alemanha na semifinal”, lamentou o treinador. Para Carvalho, o mais justo era o Brasil ter disputado o quinto lugar. “Mas estou com sentimento de dever cumprido.”

Seleção permanente

Apesar de não ter obtido a vaga para as Olimpíadas de Atenas, o Brasil recebeu uma boa notícia neste domingo. O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, disse que se reunirá com a diretoria e a comissão técnica de pólo aquático da entidade para definir os critérios para a criação da seleção permanente da modalidade. De acordo com o dirigente, o Brasil está evoluindo no pólo e que já está praticamente certo a Cida da Super Final da Liga Mundial de Pólo Aquático, em 2005.

Voltar ao topo