Polícia Militar, clubes e representantes das torcidas organizadas de Atlético e Coritiba definiram, na manhã desta quinta-feira (27), o esquema de segurança para o primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense que acontece domingo (30), às 16h, na Arena da Baixada. Dentre os detalhes que foram definidos na reunião, que ocorreu no 13º Batalhão da Polícia Militar, com os organismos de segurança, estão os horários de deslocamento das torcidas, além dos bloqueios das ruas próximas ao Joaquim Américo e também segurança preventiva em terminais e tubos de Curitiba e Região Metropolitana.

continua após a publicidade

Os materiais de torcidas organizadas que serão permitidos também foram definidos. Foram liberadas bateria, faixas e bandeiras sem a logo das organizadas e apenas camisas dos clubes. O acordo deve ser esse também para a partida da volta, no Couto Pereira, mas depende de um acerto com o Batalhão da Polícia Militar responsável pela região do estádio.

O comando da operação de segurança do clássico será do Major Arildo Medeiros, comandante do 13º Batalhão da PM. Medeiros ressaltou que está havendo a colaboração das torcidas nos últimos clássicos e que a preocupação é de garantir a segurança do espetáculo para o público em geral.

“Com o 13º Batalhão eu não posso me queixar. Estamos tendo bons resultados e uma colaboração muito grande das torcidas organizadas. Dentro desse conceito, logicamente o mal existe em todas as situações. Existem pessoas que praticam atos contra a PM, contra o cidadão de bem. Nossa preocupação é garantir o entretenimento, é o direito constitucional do cidadão e a PM tem colaborado nisso”, explicou o major.

continua após a publicidade

Ficou definido que a torcida do Coritiba poderá utilizar os terminais de ônibus até às 13h de domingo (30), enquanto os torcedores atleticanos poderão circular em terminais a partir das 13h30. A torcida coxa-branca será escoltada da sua sede, ao lado do Couto Pereira, até a Arena da Baixada a partir das 14h.

As ruas próximas à Arena deverão ser isoladas. Neste perímetro, poderão passar apenas moradores e torcedores que estiverem com ingressos. “Faremos o isolamento, mas que não prejudique a circulação do cidadão de bem, que cause um stress a mais ao cidadão. Vamos bloquear o mínimo em volta, mas não haverá congelamento, haverá veículos que não poderão adentrar nesse bloqueio”, contou Medeiros.

continua após a publicidade

Desde as primeiras horas do dia haverá o policiamento preventivo em conjunto com a Guarda Municipal de Curitiba em terminais e algumas estações tubo de Curitiba. “A Guarda Municipal estará nos auxiliando e ficará em terminais e algumas estações tubo estratégicos para nós, enquanto outras viaturas de batalhões estarão circulando pela cidade até a hora do jogo”, concluiu o comandante.