PM reforça policiamento no domingo e estabelece regras para torcedores

A Polícia Militar vai usar todo o efetivo do Comando do Policiamento da Capital para garantir a segurança da cidade, no próximo domingo (3), quando serão disputados, simultaneamente às 15h40, três jogos para decidir o Campeonato Paranaense de Futebol. Os torcedores do time que vencer o campeonato ficarão no estádio até o término da cerimônia da entrega do troféu, e quem estiver lá fora não poderá entrar depois do término do jogo. O objetivo é que a ida dos torcedores aos estádios, os jogos e a volta para a casa aconteçam com o máximo de segurança possível.

“Não somos a favor de os jogos serem realizados ao mesmo tempo, pois há possibilidade de confrontos, que põem em risco a integridade física das pessoas. O planejamento desses jogos foi uma desorganização completa, pois não se pensou em horários que evitassem confusões para o torcedor”, criticou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari. No entanto, ele garantiu que o policiamento será feito da melhor forma possível, para tranquilizar a população e o torcedor.

Além do efetivo operacional, neste domingo todos os policiais que trabalham nos setores administrativos da PM na capital também estão convocados para o policiamento. A PM reforçará a segurança em todos os terminais de transporte coletivo e vai acompanhar os ônibus, para evitar depredações.

SEGURANÇA – Reunião realizada segunda-feira (27), entre a Secretaria, a Federação Paranaense de Futebol, o Ministério Público e os presidentes dos clubes que jogam neste final de semana, definiu que os torcedores do time campeão ficarão no estádio até a entrega da taça. “Enquanto isto, os torcedores dos outros times terão tempo de sair dos estádios e ir para suas casas, já que calculamos que toda a cerimônia dure por volta de uma hora e meia”, disse o comandante do Policiamento da Capital, coronel Jorge Costa Filho.

O oficial também ressaltou que o torcedor do time campeão que não assistir ao jogo no campo não poderá entrar, depois da partida, para comemorar a taça. “É uma questão de segurança, para evitar que pessoas embriagadas dirijam até o estádio e provoquem confusão lá. Muitas vezes, o torcedor assiste em casa ao jogo, consome bebidas alcoólicas e depois decide ir ao estádio embriagado para comemorar”, explicou Costa.

Em março, no início do Campeonato Paranaense, a Secretaria também se opôs à realização de três jogos simultâneos e conseguiu, juntamente com o Ministério Público, mudança nos horários. Em reunião, em 27 de março no Ministério Público, com a presença do procurador-geral da Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior, do comandante do Policiamento da Capital Jorge Costa Filho, do representante da Secretaria da Segurança Pública, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, do vice-presidente da Federação Paranaense de Futebol, Amilton Stival, promotores e representantes dos clubes, um sorteio mudou o horário dos jogos da primeira rodada do segundo turno do Campeonato Paranaense, em 29 de março.