Pintado fala mais alto que Zetti e cobra mais

Foram apenas dois dias de trabalho e um coletivo com o time principal. Mas, o técnico Pintado não vem economizando em elogios ao grupo do Paraná Clube. ?Trata-se de um elenco muito especial?, afirmou o treinador após o treino de ontem. Pintado acredita que com pequenos ajustes – em especial na dinâmica do ataque – o Tricolor estará muito perto do ponto ideal para se manter na briga pela liderança do Brasileirão.

Sem alterar o esquema tático, ele processou apenas uma mudança. Recuperado de lesão e após passar uma semana aprimorando a condição física, Beto retorna à equipe. Com isso, Xaves vai pro banco. Não foi, segundo Pintado, uma questão hierárquica que determinou a troca, apesar da forte liderança que Beto exerce junto ao grupo. ?A culpa é da estrutura do futebol. Só posso escalar onze?, brincou o novo treinador paranista.

?O Xaves continua sendo titular, assim como o Lima, o Éverton e o Vandinho?, completou Pintado.

Com um estilo mais explosivo ao longo do treinamento, Pintado fala mais alto que seu antecessor.

E, mesmo com poucos dias de adaptação, os jogadores já vão assimilando a nova postura. ?Ele fala bem mais alto que o Zetti, cobra mais. Quem joga mais na lateral do campo, como eu, certamente vai ouvir?, comentou o ala Parral, que depois de muito tempo emplaca uma seqüência de jogos como titular. Mesmo tendo em mente variações táticas, no momento Pintado descarta uma alteração mais radical.

?Nem há tempo para isso. Sei que o Paraná jogou muitas vezes com apenas dois zagueiros, mas no 3-5-2 fez bons jogos neste início de competição?, comentou. Na sua visão, o ideal é o time mentalizar as duas estratégias de jogo, que podem ser aplicadas de acordo com o andamento das partidas.

?Isso só é possível com muito trabalho, mas no momento certo. Acredito que a maneira boa de jogar é aquela que resulta em vitória?, frisou Pintado. ?Quero um time equilibrado?.

Animado com o viu do clube nos últimos dias, o treinador vê com otimismo a possibilidade do Tricolor repetir aquilo que vem fazendo nos últimos anos. ?O clube vem se firmando como uma das forças do futebol brasileiro e a meta é superar a marca do ano passado?, finalizou Pintado. O Paraná, que possui o oitavo melhor desempenho entre os integrantes da Série A, desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos (2003), foi 7.º em 2005 e no ano passado ficou com o 5.º lugar.

A volta do capitão tricolor

Beto participou de todos os treinos da semana e assim confirmou sua volta à condição de titular. O capitão é titular absoluto – com raras exceções – do Paraná desde que chegou ao clube, em abril de 2004. Disputa, este ano, o seu quarto Brasileirão com a camisa tricolor. ?Essa ausência foi programada, assim como o retorno nesta terceira rodada?, comentou o jogador.

Na sua visão, com o grupo ainda mais forte do que no início do ano – três reforços foram contratados – o planejamento foi seguido à risca pelos preparadores físicos. ?Como aqueles que chegaram se adaptaram rapidamente, pudemos fazer tudo com muita tranqüilidade, sem precipitação?, analisou.

Na visão do capitão, sob o aspecto coletivo, o atual elenco é mais forte que o do ano passado. ?Até porque, a base dos primeiros meses foi mantida. Hoje, só estamos dando seqüência ao que vinha sendo realizado?. Isso sem contar as maiores opções que a atual comissão técnica dispõe. ?Talvez esteja aí a nossa força. Além, é claro, de termos um ótimo ambiente de trabalho, sem estrelas e com muito profissionalismo?, finalizou Beto.

Voltar ao topo