Paulistão para os “pequenos”

Superstições e coincidências à parte, a rodada do fim de semana mostrou que o número decisivo deste campeonato paulista é o 13. Pelo menos na primeira fase. É com essa pontuação que Portuguesa Santista e União Barbarense garantiram vaga nas quartas-de-final na rodada do fim de semana e mantiveram os clubes “pequenos” como destaque. O Corinthians trouxe 3 pontos de Rio Preto e continua na disputa.

No Grupo 2, a equipe da Baixada consolidou-se como a grande surpresa da competição até aqui e venceu o Santo André, adversário direto na disputa, por 1 a 0, no ABC. Já no Grupo 1, o time de Santa Bárbara D?Oeste passou pela Ponte Preta, em casa, por 2 a 0. A liderança geral continua com o São Caetano, que bateu o União São João sábado, foi a 15 pontos e manteve 100% de aproveitamento. Restam, portanto, mais cinco vagas. E nesse “bolo” estão os clubes mais tradicionais. No Grupo 1, o Palmeiras, terceiro colocado com nove pontos em quatro jogos, precisa somar mais quatro nas duas partidas e Guarani e Rio Branco correm por fora.

A situação mais confusa está no Grupo 2. Depois da vitória por 2 a 1 no clássico de sábado contra o Santos, na Vila Belmiro, o Tricolor é o favorito para ficar com a segunda vaga. Tem 10 pontos em cinco jogos e precisa de apenas um empate com o Santo André, uma vez que tem melhor saldo de gols que o time do ABC. O Santos, por sua vez, também está com 10 pontos, mas já disputou seis jogos. Por isso depende de uma série de combinações para prosseguir no torneio. Santo André e Paulista ainda têm chance. A vitória do Corinthians sobre o América (3 a 2) foi a típica partida de seis pontos. Além de ficar em posição confortável, a equipe de Geninho complicou a vida de seu principal adversário. Ambos estão com 10 pontos. Porém, o time de Rio Preto já disputou suas seis partidas, enquanto os corintianos ainda vão enfrentar o União São João. Um empate basta para ficar com o segundo lugar. Já a Lusa, com sete, terá de rezar muito a seu favor e contra os demais para manter a esperança.

“Adiós”

Enquanto alguns ainda seguem na busca por um lugar na próxima fase, outros vão apenas cumprir tabela. Oito clubes não têm mais possibilidade matemática de classificação. São eles: Ponte Preta, Ituano, Mogi Mirim, Juventus (esse o pior do campeonato, com nenhum ponto conquistado), Inter de Limeira, União São João, Marília e Botafogo.

Voltar ao topo