Paranaense é novo recordista mundial de escadaria

O atleta paranaense Edmar Freitas bateu ontem o recorde mundial de escadaria. O desafio foi alcançado ao somar 45.076 degraus percorridos em aproximadamente sete horas e meia, na Igreja da Penha, no Rio de Janeiro.

Para conseguir este recorde, Edmar subiu e desceu 59 vezes a escadaria, que tem 365 degraus. Segundo ele, foram sete horas, vinte e oito minutos e nove segundos de pura superação. "O desafio foi muito pior do que eu imaginava, ao final não conseguia subir, me arrastava, tive que subir de joelhos, mas valeu a pena, porque sou brasileiro e não desisto nunca."

Além do desafio do tempo e do número de degraus, outros dois fatores deixaram o feito mais difícil, o calor e o tamanho dos degraus, pois o calor intenso e a largura dos degraus exigiram muito mais de Edmar, que terminou com um estiramento na coxa direita, o que causava dores fortes devido às cãibras. Os momentos de maior superação eram as descidas, onde tinha que segurar o peso do corpo, o que aumenta o grau de dificuldade da prova. "O desafio foi totalmente de superação, a prova foi extremamente difícil. Eu sabia que a minha vitória dependia apenas de mim e não deixei de pensar nisso em nenhum minuto. Só consegui com muita garra", desabafa Edmar.

Mas todo este esforço e os cinco quilos perdidos valeram a pena, pois além de conquistar o recorde mundial, Edmar contribuiu para a doação de duas toneladas de alimento para a Vila do Cruzeiro, no Rio de Janeiro.

Edmar Freitas retorna a Curitiba na próxima segunda-feira, já pensando no próximo desafio, o recorde mundial de esteira, que deverá acontecer no final do ano.

Voltar ao topo