Paranaense é campeã mundial de Tae kwon do

São Paulo – Natália Falavigna venceu ontem o Campeonato Mundial Universitário de Tae-kwon-do na categoria até 72 quilos. Na luta decisiva, realizada no ginásio da Universidade de Valência (Espanha), Natália derrotou Fan Chiao-Wen, chinesa de Taipei, por 3 a 1. A paranaense de 22 anos é a atual campeã mundial sênior da categoria, título obtido em 2005 em Madri.

Foi a segunda medalha de ouro e a quarta internacional conquistada por Natália em 2006. A aluna do terceiro semestre de Educação Física da Unopar – Universidade do Norte Paranaense – abriu o ano com o segundo lugar no Aberto dos Estados Unidos; depois, ficou com o bronze no Aberto da Holanda, antes de ganhar o Aberto da Bélgica. "Estou muito feliz porque peguei uma chave difícil, contra lutadoras asiáticas. Elas são leves, rápidas e sempre dão muito trabalho. Felizmente, consegui me soltar e lutar muito bem. Acho que esta vitória é mais uma dádiva de Deus", comemorou.

Como cabeça-de-chave, Natália entrou na segunda rodada. No primeiro combate, passou com tranqüilidade, com o placar de 4 a 0, pela ucraniana Tetyana Yegorova. Em seguida, tomou sufoco de Kin Yae Sun, da Coréia do Sul. O combate terminou em um apertado 2 a 1. "Foi uma luta amarrada, dura. Fiz o pontinho de desempate quando restavam apenas dois segundos para o final", explicou. Na disputa pelo ouro, abriu 2 a 0, a chinesa descontou, mas Natália voltou a comandar a luta e marcou mais um ponto.

Depois de comemorar com a delegação brasileira, Natália lembrou que a Espanha é o país que mais sorte costuma lhe trazer. "Disputei três campeonatos aqui, e ganhei todos. Assim como o Guga sempre se deu bem em Roland Garros, parece que acontece comigo na Espanha", brincou.

O título mundial universitário é inédito para o Brasil. Com passagem de volta marcada apenas para dia 23, Natália continuará em Valência torcendo pelos colegas. "Somos um time. Eles me deram muita força hoje e vou procurar fazer o mesmo pelos outros brasileiros."

Voltar ao topo