Fez bonito!

Paraná Clube comemora “goleada” nas redes sociais

Rodrigo Sanches é o responsável pelas redes sociais do Paraná Clube. Foto: Geraldo Bubniak/Paraná.

Ainda que dentro de campo o ano do Paraná Clube tenha sido lamentável, a comunicação do Tricolor com o público por meio de suas redes sociais, mais uma vez, foi eficiente. Com uma forma ‘leve‘ de conversar com os seguidores, abusando da linguagem direta e interativa, o time continua conquistando reconhecimento pelo seu trabalho nas mídias digitais, como já tinha acontecido em 2017. Além dos indicadores mostrarem consolidação da presença digital do clube, a conquista do prêmio Torcedores.com e a indicação ao Brand Bola demonstram a força das mídias sociais do Tricolor.

De acordo com números levantados pela ferramenta Futebol Retweet – específica para gestão das redes sociais dos clubes, em 2018, o Tricolor ficou atrás somente do Flamengo, em relação ao engajamento total no Twitter, entre todos os times da Série A. Quando a avaliação é do engajamento por seguidor, o Tricolor goleou, liderando a lista com folga.

+ Leia mais: Paraná Clube desperdiçou 2018 dentro de campo

Como parte desse reconhecimento, na semana passada, o Paraná venceu o prêmio ‘Torcedores.com‘, na categoria Melhor Clube nas Redes Sociais, batendo equipes de expressão nacional e com departamentos de marketing bem mais estruturados, como Palmeiras e Corinthians. O perfil do Tricolor no Twitter, por exemplo, tem 106 mil seguidores, enquanto o Facebook conta com 206 mil fãs. Para se ter uma ideia da força do engajamento do time paranaense, o Palmeiras, campeão brasileiro deste ano, tem mais de 3 milhões de seguidores no Twitter e quase 5 mil no Facebook.

Mesmo na desvantagem numérica, o Tricolor conseguiu imprimir uma presença digital mais marcante em determinadas situações, por isso levou a premiação com 48%, deixando o Palmeiras em segundo com 33% e Corinthians, em terceiro, com 19%. Foram mais de 32 mil votos.

Ranking de engajamento no Twitter. Foto: Reprodução.
Ranking de engajamento no Twitter. Foto: Reprodução.

O responsável pelas mídias sociais do Paraná, o analista de marketing Rodrigo Sanches, comentou sobre a dificuldade em trabalhar em uma temporada tão negativa.

“Como em 2018 os resultados em campo não foram o esperado e a bola acabou não entrando, muito do que se planejou não foi colocado em prática, justamente pelo fato de o clube ter uma linha de comunicação mais descontraída que a maioria dos outros clubes”, disse, revelando que muitas vezes precisou mudar o planejamento, mas nunca perdendo a identidade da presença digital do clube.

+ Leia mais: Paraná empresta lateral-direito Cristovam pro Ceará

“Para trabalhar com rede social é preciso ter o ’timing’ das coisas, inclusive do torcedor. Se o time perde, você precisa ’segurar a onda’ e entender o que ele está sentindo, mas ao mesmo tempo, não pode perder a essência da sua comunicação”, explicou.

Além da conquista, o departamento de Mídias Sociais do Tricolor concorre agora a mais um prêmio. Pelo site ‘Brand Bola‘, o Paraná Clube tenta o bicampeonato na categoria ‘Melhor Social Media de clube de futebol‘. No ano passado, Rodrigo Sanches já havia representado muito bem o Tricolor da Vila Capanema, vencendo a premiação.

Esse reconhecimento, na opinião do analista, se deve também ao fato de o Tricolor ser um dos precursores nesse tipo de comunicação com o público.

“Há 4 anos, o Paraná Clube decidiu inovar em sua comunicação e hoje tornou-se referência entre os clubes do Brasil, principalmente no uso das redes sociais. Essas indicações aos prêmios e o reconhecimento por parte dos torcedores – tanto do Paraná, quanto dos demais clubes – mostram que o trabalho feito está no caminho certo, inclusive, vemos vários outros clubes seguindo a mesma linha de comunicação que começamos lá em 2015”, analisou.

+ Vai e vem: Confira TODAS as notícias sobre o mercado da bola!

Para a próxima temporada, Sanches quer poder ser o emissor de momentos mais alegres aos paranistas.

“Neste ano, o que o torcedor viu (e esperava ver ainda mais) eram os GIFS de comemorações de gols. Vamos torcer para que em 2019 o torcedor comemore e se divirta muito mais. É a nossa expectativa”, finalizou.

Confira alguns tweets marcantes do Paraná Clube em 2018: